Entre os 411 municípios que foram considerados pelo estudo, Vitória foi eleita a 5ª cidade mais competitiva do país.
Usado como fonte de dados para o desenvolvimento de políticas públicas e atração de investimentos, a segunda edição do Ranking de Competitividade e Sustentabilidade dos Municípios foi divulgada nesta segunda-feira (22).
- Ranking da educação: Duas Universidades brasileiras no topo
- Acesse nossas redes sociais: Instagram e Twitter
Barueri se destaca novamente como o município mais competitivo do país, seguido mais uma vez por São Caetano do Sul, em São Paulo. Assim como na última edição do estudo, 03 capitais completam a lista dos 5 municípios com melhor desempenho no ranking geral: Florianópolis, em Santa Catariana, a capital São Paulo e Vitória, no Espírito Santo.
O ranking é realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O estudo analisa 65 indicadores, como funcionamento da máquina pública, questões fiscais, de saúde, educação, segurança, saneamento, meio ambiente, inserção econômica e telecomunicações
Lucas Cepeda, coordenador de competitividade do CLP, informa que o ranking serve como ferramenta de avaliação da gestão pública pela população, para construção de políticas públicas e atração de investimentos privados. Segundo ele, 23 dos 27 Estados usam a lista para desenvolver políticas públicas.
Estados
O diretor de operações do CLP, Tadeu Barros, ressalta que, da lista dos 100 municípios mais competitivos, 49 são do Estado de São Paulo e a grande a maioria fica nas regiões Sul e Sudeste. “O ranking deixa clara a disparidade que há entre as regiões brasileiras”, diz.
A primeira cidade fora do eixo Sul/Sudeste na lista é Recife, na posição 55. Cepeda chama a atenção também para o Estado do Rio de Janeiro, que tem 13 cidades entre as 100 piores da lista. “É uma situação que não se repete em nenhum outro Estado do Sul e do Sudeste.”
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.