28.8 C
Vitória
terça-feira, 23 abril, 2024

Ranking da educação: Duas Universidades brasileiras no topo

Lista de 202 universidades com boa reputação de pesquisa e ensino foi feita com base na opinião de 10,9 mil acadêmicos entrevistados no mundo

Duas universidades brasileiras são as únicas sul-americanas a figurar em um ranking de reputação global elaborado pela publicação britânica Times Higher Education (THE) e publicado nesta quarta-feira, 27.

A Universidade de São Paulo (USP) é a brasileira a mais bem colocada no ranking, compartilhando com outras universidades estrangeiras as posições 81 a 90.

- Continua após a publicidade -

A Universidade de Campinas (Unicamp) ficou entre as posições 151 e 175. Ambas melhoraram seu desempenho em relação ao mesmo ranking elaborado em 2020: a USP subiu dez posições neste ano e a Unicamp, cinco.

Ao contrário dos rankings tradicionais da Times Higher Education, que classificam as universidades internacionais conforme seu ambiente de aprendizado, quantidade de pesquisas e citações recebidas por estas e transferência de tecnologia no ambiente universitário, o ranking de reputação publicado nesta quarta leva em conta exclusivamente a opinião de acadêmicos a respeito de quais acreditam ser as melhores universidades do mundo em termos de ensino e pesquisa.

A pesquisa

Foram entrevistados 10,9 mil acadêmicos “experientes e com trabalhos publicados” em 29 países, segundo a THE.

“É um ranking bastante subjetivo: acadêmicos de prestígio são chamados a citar universidades que achem que estão fazendo um bom trabalho, que tenham visibilidade em conferências, em produção de estudos e na mídia. Mas é uma opinião informada, de pessoas que sabem do que estão falando”, diz Phil Baty, representante da THE à BBC News Brasil.

Baty aponta que, embora as universidades brasileiras tenham melhorado de 2020 para 2021, elas não estão em uma curva crescente. “O ranking de reputação está em sua 11ª edição, e a USP, por exemplo, já chegou a ficar entre as posições 61ª e 70ª”, diz.

Além das brasileiras USP e Unicamp, a única latino-americana a figurar no ranking é a Universidade Nacional Autônoma do México, entre as posições 176 e 200.

Com informações de BBC Brasil

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA