24.9 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

Vitória é segunda no ranking das cidades mais inteligentes

A capital do Espírito Santo aparece em segundo lugar entre as cidades de 100 a 500 mil habitantes, e em sétimo no ranking geral

Por Amanda Amaral

Vitória aparece na segunda colocação, entre os municípios brasileiros de 100 a 500 mil habitantes, no ranking da Connected Smart Cities 2022, que elenca as cidades brasileiras mais inteligentes e conectadas.

- Continua após a publicidade -

No ranking geral, que considerada também cidades com mais de 500 mil habitantes, a capital do Espírito Santo figura na sétima posição, além de obter a quarta posição no eixo Saúde e a sétima no eixo Educação.

O levantamento consta na 8ª edição do estudo Connected Smart Cities 2022, que foi desenvolvido pela Urban Systems, por meio de metodologia própria e exclusiva, em parceria com a Necta.

Região Sudeste

No Sudeste, Vitória, que obteve nota 35,604 no estudo, ocupa a quarta posição do ranking. A região também é a que concentra as cidades mais inteligentes e conectadas, seis municípios estão entre os dez mais bem colocados.

As primeiras colocadas no ranking geral, em ordem decrescente, são: Curitiba, Florianópolis, São Paulo, São Caetano do Sul, Campinas e Distrito Federal. Entre as cidades de 100 a 500 mil habitantes, o primeiro lugar ficou com São Caetano do Sul.

Eixo Educação

O Connected Smart Cities destacou com relação à educação em Vitória o fato de a cidade contar com matrícula escolar on-line na rede pública. Além disso, destacou ainda o oferecimento de 17,08 vagas em universidades públicas para cada mil habitantes, com mais de 18 anos.

A média no ENEM entre alunos da rede pública é de 428,8 pontos, 100% dos professores que atuam no ensino médio público possuem formação superior, segundo o estudo, que apontou que no ensino fundamental, a média na capital do Estado é de 26,5 alunos por turma, e 5,4% dos empregos formais da cidade são ocupados pelo setor de educação, pesquisa e desenvolvimento. O investimento municipal per capita em educação é superior a mil e cem reais por habitante.

Eixo Saúde

A capital do Espírito Santo também se destaca no estudo no eixo Saúde com 4,5 leitos por mil habitantes; 560 médicos por cem mil habitantes, e despesas pagas de R$722 por habitante com Saúde (redução em relação ao ano anterior), além de agendamento online de consulta na rede pública.

Sobre o Connected Smart Cities

Vitória é segunda no ranking das cidades mais inteligentes
A CEO da Necta, Paula Faria, fala da busca pela inovação. Foto: Divulgação

Para o estudo foram mapeados 680 municípios do Brasil com mais de 50 mil habitantes. O objetivo era definir as cidades com maior potencial de desenvolvimento do Brasil.

Para a avaliação, foram considerados 75 indicadores em 11 eixos temáticos. São eles: mobilidade; urbanismo; meio ambiente; tecnologia e inovação; economia; educação; saúde; segurança; empreendedorismo; governança e energia; eixos temáticos discutidos no evento nacional do Connected Smart Cities & Mobility.

“A Plataforma Connected Smart Cities desempenha há oito anos um papel fundamental junto às empresas, entidades e governos na busca pela inovação. Assumimos como propósito colaborar no processo de tornar as cidades brasileiras mais inteligentes e conectadas”, comenta a CEO da Necta e idealizadora do Connected Smart Cities e Mobility, Paula Faria. Para conferir o estudo Connected Smart Cities clique aqui.

 

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA