30.5 C
Vitória
quarta-feira, 24 abril, 2024

Mudança administrativa economizará papel em Vila Velha

Alguns processos serão feitos somente por via eletrônica

Mais de 1,5 milhão de folhas de papel serão economizadas por ano pela Prefeitura de Vila Velha. Isso porque está sendo implantado, o sistema eletrônico digital na tramitação interna de processos de IPTU, ISS, parcelamentos, pedidos de iluminação pública e de poda de árvores, por exemplo.

A tecnologia será empregada de forma gradativa em processos de licenciamentos e naqueles considerados mais simples, que somam entre 30 mil a 40 mil anuais.

- Continua após a publicidade -

“Esses são processos simples em termos de tramitação processual, mas volumosos porque demanda-se muito através do protocolo da Prefeitura. A intenção é deixar mais ágil, menos custoso e que se consiga reduzir de forma relevante o uso de papel”, explicou o secretário municipal de Administração, Rafael Gumiero.

Um dos maiores ganhos do novo sistema, portanto, será para o Meio Ambiente. “No conjunto desses processos de simples tramitação, temos um volume de 30 a 40 mil unidades por ano. Se a gente for considerar uma média de 50 folhas por processo, estamos falando de 1,5 milhão”, contabilizou o secretário.

Com isso, o tempo de apreciação, em alguns casos, também irá diminuir. “A ideia é reduzir até 30% do tempo de tramitação desses processos. É claro que cada um tem uma rotina tem requer análise específica”, reforçou.

Reunião

Para iniciar a implantação do novo sistema em processos internos, a administração municipal reuniu secretários e subsecretários na última sexta-feira (12). O objetivo foi mapear os processos por assunto que passarão a ser processo eletrônico digital.


LEIA TAMBÉM

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA