Na época, o município era chamado Cidade do Espírito Santo. O nome atual só foi restabelecido no final dos anos 50
Vila Velha comemora 71 anos de emancipação política e administrativa nesta quinta-feira (26). A data é celebrada por conta dos períodos em que foi anexada ao município de Vitória e a sua autonomia reconquistada por então deputado estadual Saturnino Rangel Mauro.
Entre 1931 e 1938 e de 1943 a 1947, o município foi transformado em um distrito da capital do Estado, privado de autonomia. Mas em 26 de julho de 1947, o deputado como criou uma Emenda à Constituição e a cidade reconquistou, definitivamente, seus status de município.
A proposta sugeria a inclusão, no capítulo das Disposições Transitórias, da emenda que restabeleceu a autonomia política e administrativa de Vila Velha. Além disso, na época, o município era chamado Cidade do Espírito Santo. O nome atual só foi restabelecido no final dos anos 50, durante a gestão do prefeito Gil Veloso.
Comemorações
A remancipação política e administrativa de Vila Velha é uma data muito importante e considerada um marco histórico para a cidade. Para comemorar a data a Prefeitura organizou uma programação especial.
Às 18 horas, uma missa será realizada na Igreja do Rosário, na Prainha. Às 19 horas, haverá o descerramento de placa comemorativa, na Praça Almirante Tamandaré. O evento contará com a participação da Banda do 38° BI, que alegrará a noite da comemoração.
E às 19h30, será aberta a exposição alusiva à data, na Casa da Memória, também na Prainha. A exposição promete trazer imagens e conceitos da época.