30.5 C
Vitória
sábado, 7 DE dezembro DE 2024

Viana Vacinada: meia dose da AstraZeneca produz anticorpos

O Governo do Espírito Santo apresentou ao Ministério da Saúde os resultados preliminares sobre o Projeto de Pesquisa Viana Vacinada

Por Munik Vieira

E o resultado foi satisfatório! Os pesquisadores concluíram que, após a primeira meia dose da vacina AstraZeneca, aplicada no dia 13 de junho, 88% dos moradores de Viana que não haviam tido contato com a covid-19 produziram anticorpos neutralizantes.

Após a segunda meia dose, a taxa foi de 99,8%, semelhante à dose padrão. Outro dado do estudo aponta que, em pessoas que foram infectadas, uma meia dose similar à dose padrão é o suficiente para a produção de anticorpos.

O estudo também destacou que a frequência geral de reações foi semelhante com meia dose ou dose padrão. No entanto, a duração dos eventos adversos foi menor no grupo que recebeu meia dose. Considerando ainda as quatro semanas a partir de 14 dias após a segunda dose, a incidência de casos foi semelhante no grupo que recebeu meia dose e dose padrão em Viana.

- Publicidade -

Entenda o projeto

O Projeto Viana Vacinada é um estudo científico denominado “Efetividade, Segurança e Imunogenicidade da Meia Dose da Vacina ChAdOx1 nCoV-19 (AZD1222) para Covid-19”, que tem o intuito de avaliar a capacidade da meia dose da vacina AstraZeneca (Oxford/Fiocruz) reduzir o número de casos de Covid-19 na cidade de Viana, que fica Região Metropolitana da Grande Vitória.

Com a execução do projeto na cidade e o empenho do Governo do Estado, por meio do Plano Estadual de Vacinação Contra a Covid-19, em garantir imunização à população capixaba, Viana alcançou a marca de 100% da população vacinada com a primeira dose.

O estudo é coordenado por equipes de pesquisadores do Hucam-Ufes/EBSERH e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O projeto foi aprovado no Comitê de Ética do Hucam-Ufes, pela Comissão Nacional de Ensino e Pesquisa (Conep) e será executado por meio de uma parceria entre o Ministério da Saúde (MS), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a Fiocruz, Hucam-Ufes, Secretaria da Saúde (Sesa), por meio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), e Prefeitura de Viana.

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 224

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Publicidade -

Política e ECONOMIA