27.2 C
Vitória
terça-feira, 25 janeiro, 2022

Viana Vacinada: dia D marca a aplicação da segunda meia dose

Viana Vacinada
Foto: Reprodução Governo ES

Nesse domingo (08) foi marcado pelo dia D de vacinação da segunda meia dose do Projeto Viana Vacinada. Foram vacinados aproximadamente 15 mil vianenses voluntários que participaram do estudo no último dia 13 de junho.

Por Munik Vieira

O estudo científico tem o intuito de avaliar a capacidade da meia dose da vacina Astrazeneca na população do município de 18 a 49 anos.

“Queremos agradecer à população de Viana. Chegamos aos primeiros resultados de forma brilhante. Ninguém perdeu a vida após receber a primeira meia dose. Por esse fato, todo esforço já valeu a pena. Além disso, 88% das pessoas desenvolveram anticorpos e agora o restante vai desenvolver com essa segunda meia dose. Queremos salvar vidas e aqui em Viana estamos mostrando que é possível salvar mais pessoas com menos doses, já que ainda há muitos que não receberam nem a primeira dose mundo afora. Viana e o Espírito Santo estão dando uma grande contribuição à ciência”, afirmou o governador Casagrande.

No Dia D, o prefeito de Viana, Wanderson Bueno, um dos voluntários do estudo, realizou a terceira coleta de sangue e, em seguida, os profissionais da saúde deram início a aplicação da segunda meia dose. Também foi apresentado o resultado preliminar dos dois primeiros materiais colhidos do prefeito, que apontou um aumento de até 150 vezes na quantidade de anticorpos circulando no organismo após a aplicação da primeira meia dose.

“Hoje é dia de agradecer. Estou muito feliz com a apresentação dos resultados, ver que todo o esforço e empenho estão proporcionando resultados positivos. Sou grato em saber que posso ir para minha casa com um pouco mais de tranquilidade e ver que a cidade de Viana está sendo protegida”, completou o prefeito.

O primeiro vianense a ser vacinado foi o pastor Ramires Campos Silvano, 39 anos e morador de Vila Bethânia, que relatou a sua satisfação em receber a segunda meia dose e contribuir com a ciência. “Acredito que estamos caminhando para um progresso muito grande. Me senti um cidadão muito alegre por ser imunizado. É muito satisfatório participar desse projeto, da história de Viana e de todo mundo, além de acompanhar a comprovação científica da elevação dos anticorpos após a vacinação”, disse.

Ao todo, a segunda meia dose da vacina AstraZeneca está sendo aplicada em 174 seções, em 20 pontos de vacinação de Viana.

Resultados preliminares

O Projeto Viana Vacinada alcançou na primeira etapa, realizada no dia 13 de junho, 19.583 vianenses voluntários entre 18 a 49 anos. A professora Valéria Valim, coordenadora do estudo, comemorou os resultados obtidos nas análises. “É um resultado excelente. Demonstramos com esses dados que a primeira meia dose foi capaz de aumentar anticorpos em 88,3% dos participantes que não tiveram contato com o vírus”, apontou.

Ainda de acordo com ela, com a segunda meia dose, a probabilidade é de que o aumento da quantidade de anticorpos chegue a 100%. “Além disso, identificamos uma redução de 85% nas notificações em comparação ao mês de abril de 2021. Outro dado relevante foi que nenhum óbito foi registrado após os 14 dias da cobertura vacinal da primeira meia dose”, completou Valéria Valim.

Monitoramento da resposta imune à vacina

Também está sendo realizado no Projeto Viana Vacinada, um estudo que monitora a resposta imune e sequenciamento genético da Covid-19 após a aplicação da meia dose da vacina AstraZeneca. Ao todo, 572 participantes estão sendo acompanhados por meio de amostra de sangue coletada no dia 13 de junho.

A segunda coleta do material para análise foi realizada após 28 dias da aplicação da primeira meia dose. Já neste final de semana, o grupo irá realizar a terceira coleta e em seguida receberá a segunda meia dose. Os voluntários serão acompanhados mesmo após a finalização do esquema vacinal, visando chegar a conclusão de quantas pessoas irão alcançar a produção de anticorpos neutralizantes à doença.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade