20.6 C
Vitória
sábado, 19 junho, 2021

População de Viana será vacinada com “meia dose” de AstraZeneca

O Governo do Espírito Santo anunciou o projeto “Viana Vacinada”, que tem como objetivo imunizar toda a população com idades entre 18 e 49 anos do município de Viana, com doses reduzidas da AstraZeneca (Fiocruz).

Por Munik Vieira

A informação foi confirmada pelo governador Renato Casagrande, em entrevista coletiva realizada na tarde desta sexta-feira (04).

A “dose reduzida” da vacina Astrazeneca será aplicada em toda a população de Viana entre 18 e 49 anos, somando um total de público de pouco mais de 35 mil pessoas a serem vacinadas.

A imunização terá início no dia 13 de junho. O projeto é coordenado por equipes de pesquisadores da Ufes e da Fiocruz, e será executado por meio de uma parceria entre o Ministério da Saúde, Organização Pan-Americana da Saúde, Governo do Estado e Prefeitura de Viana.

Segundo o governador, o município de Viana foi escolhido por ser uma cidade de tamanho médio. “Viana é uma cidade média, então é mais fácil aplicar esse projeto. Temos uma facilidade de logística, pois além da aplicação da vacina, testes são feitos em amostras da população para acompanhamento da aplicação da vacina. Por estar na Grande Vitória, isso facilita o trabalho dos pesquisadores”, explicou Casagrande.

Doses reduzidas

Segundo o governo estadual, a redução da dose de vacinas não é uma estratégia nova e já foi testada em outros países para controlar epidemias, como, por exemplo, a febre amarela.

“A vacinação para Covid-19 com meia dose já foi testada em estudo anterior realizado na Inglaterra, no qual se observou que esse esquema foi semelhante a dose padrão, para induzir a produção de anticorpos e reduzir a taxa de ocorrência da doença”, destacou nota do Governo do Espírito Santo.

Agendamento

O Governo do Estado informou que irá detalhar, na próxima semana, como será o agendamento para o projeto “Viana Vacinada” no município.

Sobre o projeto

O projeto “Viana Vacinada” é um estudo científico que avaliará a capacidade de meia dose da vacina Astrazeneca Oxford/Fiocruz reduzir o número de casos de Covid-19, na cidade de Viana, na Região Metropolitana da Grande Vitória. A iniciativa combina vacinação em massa com dose ajustada, acompanhamento da resposta imune e sequenciamento genético do novo coronavírus.

Confira a entrevista coletiva do Governo do Estado

- Publicidade -

Matérias relacionadas

ES Brasil Digital

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade