23.8 C
Vitória
quarta-feira, 22 maio, 2024

Médico alerta sobre os cuidados com o coração no pós-carnaval

Cardiologistas alegam que principal causa da alteração cardíaca é o alto consumo de álcool. Veja dicas para cuidar do coração

Por Kebim Tamanini

Com o fim do carnaval, surge a preocupação de que os excessos cometidos durante a folia possam afetar a saúde cardiovascular de alguns foliões. Os médicos alertam para um fenômeno conhecido como síndrome do coração de feriado (“holiday heart syndrome”, ou HHS, em inglês), que pode alterar o funcionamento do coração.

- Continua após a publicidade -

Um estudo publicado em 2004 no periódico “Circulation” apontou um aumento de 5% nas mortes por episódios relacionados ao sistema cardiovascular durante o período carnavalesco. A principal causa dessa alteração cardíaca está associada ao consumo de álcool, tanto entre pessoas que já têm o hábito de beber quanto naquelas que fazem uma exceção apenas durante as festividades.

Médico alerta sobre os cuidados com o coração no pós-carnaval
O coordenador do serviço de cardiologia do Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV), Diogo Barreto. Foto: Arquivo Pessoal

Alguns foliões acabam exagerando e sobrecarregam o funcionamento do coração, o principal órgão do corpo humano. O coordenador do serviço de cardiologia do Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV), Diogo Barreto, explica os riscos para os foliões nessa época do ano. “As poucas horas de descanso associadas ao excesso de bebidas alcoólicas, tabagismo e alimentação inadequada podem prejudicar o coração tanto a curto quanto a longo prazo”, destaca.

De acordo com o Instituto Nacional de Cardiologia (INC), há um aumento no número de ataques cardíacos e derrames durante o período do carnaval. O consumo abusivo de álcool e drogas interfere no funcionamento do coração, podendo causar arritmias, crescimento e disfunção cardíaca, e em casos mais graves, levar à morte.

A alimentação inadequada e rica em gorduras também é comum durante o Carnaval. Por isso, a recomendação do cardiologista Diogo Barreto é que os foliões mantenham a rotina de exames periódicos, como exames clínicos e de sangue.

Cuidar do coração após o Carnaval é essencial para garantir a saúde cardiovascular e recuperar o bem-estar após possíveis excessos durante a festividade. Aqui estão algumas dicas úteis que os especialistas recomendam:

  • Hidrate-se: Beba bastante água para reidratar o corpo após o consumo de álcool e o calor intenso do Carnaval. 
  • Alimentação saudável: Priorize uma dieta balanceada, rica em frutas, vegetais, grãos integrais e proteínas magras.
  • Exercício físico moderado: Retome gradualmente a prática de atividades físicas após o Carnaval. Caminhadas, corridas leves, natação ou outras formas de exercício aeróbico ajudam a fortalecer o coração e melhorar a circulação sanguínea.
  • Controle do peso: Se você exagerou na alimentação durante o Carnaval, busque retomar hábitos alimentares saudáveis e fazer escolhas equilibradas para controlar o peso. 
  • Check-up médico: Agende uma consulta com um médico para verificar sua saúde cardiovascular após o Carnaval.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA