27.1 C
Vitória
quarta-feira, 24 abril, 2024

Varejo on-line cresce 67,3% e fatura R$ 4,1 bilhões durante pandemia

Estudo compara os meses de fevereiro a maio com o mesmo período de 2019; alta está relacionada ao maior volume de compras, já que consumidores do município estão gastando menos do que no ano passado

A comodidade das compras on-line por conta do medo de contrair a Covid-19 aproximaram os clientes do e-commerce, trazendo resultados significativos para os varejistas digitais. Um estudo realizado pelo Compre&Confie, empresa de inteligência de mercado focada em comércio digital, mostra que as compras pela internet realizadas no município geraram faturamento de R$ 4,1 bilhões entre 24 de fevereiro e 24 de maio, alta de 67,3% em relação ao mesmo período de 2019.

O aumento expressivo em valores pode ser explicado pela maior quantidade de pedidos realizados. Ao todo, 12,1 milhões de compras foram feitas nesse período – número 82,1% maior do que o registrado no mesmo intervalo do ano passado.

- Continua após a publicidade -

As categorias mais consumidas estão longe de serem as mais caras e podem estar relacionadas à busca por mais conforto dentro de casa. No topo da lista das que apresentaram maior crescimento em vendas no período, estão: Cama, Mesa e Banho (+187%), Brinquedos (+153%), Beleza e Perfumaria (+151%) e Pet Shop (+130%). Outras como Saúde (+128%) e Decoração (+104%) também estão presentes no ranking.

Álcool em gel, toalha infantil e pijamas são prioridades

Ainda dentro do mesmo estudo, uma análise individual dos produtos que tiveram maior crescimento em vendas no período mostra uma tendência similar de busca por limpeza e conforto. O item com o maior crescimento em vendas no período foi o álcool em gel (+11003%), seguido por roupas de baixo para crianças (+7516%), toalha infantil (+7215%), produtos para unhas (+7212%) e pijamas (+7010%).

“Esse comportamento revela a mudança nas prioridades do consumidor durante a quarentena. Hoje, os brasileiros estão fazendo compras recorrentes de itens mais baratos e de necessidade diária, em detrimento de compras únicas de segmentos de maior tíquete médio. Alguns segmentos tradicionalmente importantes nas vendas online e que dependem muitas vezes de ambientes ao ar livre estão perdendo força nas últimas semanas como Câmeras, Filmadoras e Drones”, explica Dias.

No país, dentro do mesmo intervalo de tempo, o e-commerce cresceu 71%, faturando R$ 27,3 bilhões. Ao todo, 68,9 milhões de pedidos foram realizados em território brasileiro, alta de 82,1% em relação ao mesmo período de 2019.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA