21 C
Vitória
domingo, 28 abril, 2024

Uma seleção de craques destaca o ES em nível nacional

Ao se tratar da montagem de times de excelência, o governo estadual está batendo um bolão em várias áreas de ES

Por Pablo Lira

Em analogia com o mundo futebolístico podemos afirmar que a eficiência e eficácia na administração contemporânea depende muito da composição dos times de trabalho.

- Continua após a publicidade -

Lideranças fortes, equilibradas e diferenciadas almejam a composição de equipes de alto desempenho que são formadas por profissionais com elevados níveis de competências, espírito coletivo e comprometimento com suas funções específicas e com um propósito único, a efetividade e sucesso da organização alcançar seus objetivos.

Na gestão pública, essas são condições elementares para elaboração, implementação e aprimoramento contínuo de políticas públicas.

Ao se tratar da montagem de times de excelência na administração pública, o governo Casagrande está batendo um bolão.

Essa afirmação pode ser comprovada pelos resultados alcançados e realizações possibilitadas pelas políticas púbicas estaduais implementadas desde 2019.

Nesses últimos anos, o Espírito Santo retomou a chancela da Controladoria Geral da União (CGU) de estado mais transparente do Brasil, criou o Fundo Soberano, computou a menor taxa de mortalidade infantil e a segunda maior esperança de vida ao nascer entre as Unidades da Federação (ufs), registrou uma ampliação significativa nas escolas em tempo integral, apresentou o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do ensino médio, evidenciou as menores taxas de homicídios desde 1988 e se tornou um estado referência na gestão de risco da pandemia com base em evidências científicas.

O trabalho de liderança do governador, dos secretários e presidentes de autarquias do governo estadual, bem como esses e outros resultados de políticas públicas, estão projetando ainda mais o ES em nível nacional.

É um time de gestores com média etária jovem, com ampla experiência, elevado nível de formação e que comungam com um forte espírito público de união focalizado na melhoria da qualidade de vida dos capixabas.

Prova disso é que lideranças e gestores do governo estadual ocuparam e/ou ainda se destacam em posições centrais em conselhos, associações e fóruns nacionais.

Recentemente, Nésio Fernandes, foi eleito presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS). Outros gestores do governo Casagrande também assumiram posições de destaque em instâncias representativas das ufs, como Vitor de Angelo, Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED); Cyntia Figueira Grillo, Presidente do Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Assistência Social (FONSEAS); Fabrício Noronha, Presidente do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura; Tasso Lugon, Presidente Executivo da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de TIC (ABEP TIC); Mário Louzada, Presidente do Fórum Nacional dos Órgãos Estaduais de Sanidade Agropecuária (FONESA); Álvaro Duboc, Vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Planejamento (CONSEPLAN); Edmar Camata, Vice-presidente do Conselho Nacional de Controle Interno; Lenise Loureiro, Vice Presidente do Fórum Nacional de Secretários de Turismo (FORNATUR).

Nesses espaços de projeção nacional o time de secretariado capixaba tem a possibilidade de divulgar os resultados exitosos de políticas públicas, assim como de interagir e conhecer boas práticas de outras ufs.

Essa interação e liderança dos secretários do governo do ES é muito relevante para pautar o rumo de ações nacionais em pastas essenciais para o progresso e desenvolvimento do Brasil, tais como saúde, educação, segurança pública, economia, assistência social e sustentabilidade.

Nesse sentido, podemos afirmar que o ES conta com uma seleção de craques que destaca o estado em nível nacional.

Pablo Lira é Doutor em Geografia, Mestre em Arquitetura e Urbanismo, pesquisador do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e professor da Universidade Vila Velha (UVV)

Mais Artigos

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Fique por dentro

ECONOMIA

Vida Capixaba