27.1 C
Vitória
sábado, 27 abril, 2024

Onda de calor pelo País pode impactar produção agropecuaria

Incaper afirma que as elevadas temperaturas podem impactar nas lavouras, assim como nas atividades de produção animal no ES

Por Anderson Neto

O inverno vai chegando ao fim e, com ele, uma nova e intensa onda de calor se aproxima no País. Um bloqueio atmosférico impedirá a chegada de frentes frias nos próximos dias, comuns para o período. No Espírito Santo, o tempo segue estável ao longo da semana com temperaturas máximas (durante a tarde) e mínimas (durante a madrugada) em ascensão.

- Continua após a publicidade -

As informações são da Coordenação de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Apenas na próxima quinta-feira a presença de ventos devem causar chuva passageira, amenizando a sensação de calor e dando trégua para a produção agropecuária.

Agro

A meteorologista do Incaper, Thábata Teixeira Brito de Medeiros, afirma que, para as atividades agropecuárias, as elevadas temperaturas podem impactar no desenvolvimento das lavouras, assim como as atividades de produção animal podem ser impactadas em função da ocorrência de situação de desconforto térmico para os rebanhos.

Ela afirma que o mês de julho registrou temperaturas mais elevadas do que seriam normalmente esperadas o período no Norte do Estado, enquanto o mês de agosto teve temperaturas acima dessa média por todas as regiões capixabas.

A previsão dos modelos climáticos indica que a primavera deve ser marcada por anomalias positivas de temperatura média, ou seja, acima do que seria normalmente esperado para a estação no Estado. Isso pode causar impacto também na produção de alimentos do Estado.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA