25.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio, 2024

Show de Luzes encanta o público na inauguração das obras da Terceira Ponte

Desfile de helicópteros, show de águas e drones coreografados completaram a programação do evento

Por Kebim Tamanini

A inauguração da Terceira Ponte e Ciclovia da Vida teve evento “à la Super Bowl” – final do futebol americano dos EUA – neste domingo (27/08), no Cais das Artes, em Vitória. Os capixabas presenciaram o show de luzes e de águas, os desfiles de helicópteros do Núcleo de Operações e Transportes Aéreo (Notaer) e a performance de 150 drones coreografados e sincronizados.

- Continua após a publicidade -

O espetáculo podia ser visto em diversos pontos, como na Praia do Meio e Píer da Enseada do Suá, do próprio Cais das Artes e da Praça do Papa, na Capital. Em Vila Velha, as luzes podiam ser vistas também da Prainha, Morro do Moreno e 38° Batalhão de Infantaria. O público saiu encantado com a magnitude do evento jamais visto no Espírito Santo.

Em seu discurso, Renato Casagrande fez por inúmeras vezes a conexão da palavra “coragem” com as obras entregues. “A coragem é uma característica que precisa estar relacionada a quem está em posição de liderança. Coragem, sempre faço essa explicação, não é ausência de medo. Nós temos medo na hora das nossas decisões, porque não são decisões fáceis, mas a gente tendo uma boa embasamento técnica, a gente vai adiante e entrega obras que melhoram a vida das pessoas”, enfatiza o governador do Espírito Santo.

Desfiles de helicópteros, show de luzes e de águas e drones coreografados marcam a inauguração de obras do Governo do Estado
egundo o governador Renato Casagrande, a obra é uma referência da engenharia e da arquitetura no Brasil e em outros países. Foto: Fabricio Lima/ES BRASIL

Casagrande relatou após o evento, em entrevista coletiva, que o sentimento é de dever cumprido, pois o objetivo da entrega dessas obras é salvar vidas de capixabas. “O que mais interessa efetivamente em cada ato nosso do governo é a proteção à vida. Por isso que a gente fez uma comemoração de um dia inteiro, mesmo debaixo de chuva, e conseguimos mostrar a importância efetiva dessa obra jogando luz e destaque para esse feito”, disse.

O evento foi todo pensado para refletir sobre a vida das pessoas. As obras que duraram 27 meses, segundo o Governo do Estado, foram salvas mais de 15 pessoas que tiveram suas vidas preservadas devido às novas instalações. Vale lembrar que, desde outubro de 2022, segundo a Rodosol, concessionária que administra a ponte, não há registros de casos de pessoas que atentaram contra a própria vida, coincidentemente desde a época de implantação das grades.

Em sua fala, o secretário de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), Fábio Damasceno, alegou que a Terceira Ponte foi criada para ter apenas duas faixas por sentido e explicou que houve muitos estudos para viabilizar o que tinha sido inaugurado na manhã de hoje. “A estrutura da Terceira Ponte não é infinita, ela foi criada para ter duas faixas por sentido, e não três. Com boas práticas, técnicas e simulações com túnel de vento nós fizemos, para ter a garantia da segurança e aquilo que a gente podia oferecer de melhor para a população”, contou.

Segundo Damasceno, a obra se transformou no marco da engenharia e da arquitetura da América Latina, pois contou com pelo menos dez equipes de várias modalidades como engenharia civil, mecânica, elétrica, da arquitetura e outras.

O evento teve as presenças da procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Espírito Santo (MPES), Luciana Ferreira de Andrade; do deputado federal Victor Linhalis; dos deputados estaduais Tyago Hoffmann e Denninho Silva; e de diversos secretários estaduais e lideranças da sociedade civil.

Veja as fotos do evento

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA