O diagnóstico situacional da saúde e segurança do trabalho será realizado em até 100 empresas de forma gratuita
Por Amanda Amaral
O setor de rochas capixaba irá realizar um estudo visando diagnosticar a situação de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) das empresas capixabas. O estudo beneficiará de forma gratuita até 100 empreendimentos, de pequeno e médio porte.
O “Diagnóstico de Segurança do Setor de Rochas Ornamentais” é uma parceria firmada entre o Sindicato de Indústrias de Rochas Ornamentais do Espírito Santo (Sindirochas), o Serviço Social da Indústria no Espírito Santo (Sesi-ES) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
- Espírito Santo bate recordes do comércio exterior em maio
- Acesse nossas redes sociais: Instagram e Twitter
O objetivo é ampliar e otimizar ações para promoção da saúde e segurança, prevenção de acidentes, além de proporcionar melhoria da competitividade e produtividade do setor de rochas do Espírito Santo.
Todos os portes
O estudo vai abranger indústrias de todos os portes e foi dividido em quatro etapas. A primeira delas, em curso, é a fase de sensibilização e conscientização sobre os objetivos do estudo. Na segunda, acontecerão visitas em campo para mapeamento de perfil da empresa, tendo como checklist base normas reguladoras aplicáveis ao setor.
Já na terceira etapa refere-se ao relatório técnico, onde serão feitas as análises de conformidade e não conformidade encontradas. A quarta e última etapa envolve a devolutiva do levantamento feito, com apresentação à empresa e destaque nas ações de melhorias a serem implementadas.
Estudo gratuito
Até 100 empresas do setor, de pequeno e médio porte, poderão ter acesso ao diagnóstico de forma gratuita. Os interessados em participar do estudo devem enviar e-mail para: [email protected].
Os valores variam conforme o porte e o tamanho do empreendimento e vão de R$ 996,00 a R$ 1.446,00. Contudo, todas as empresas do setor de rochas capixaba, associadas ou não ao Sindirochas, terão acesso a desconto especial caso não sejam beneficiadas pela gratuidade.
Mitigação de problemas
Segundo o presidente do Sindirochas, Ed Martins, o estudo vai abranger todo o processo produtivo. “O diagnóstico vai olhar para o processo produtivo como um todo, de forma a mitigar problemas futuros. Nosso objetivo maior é preservar a vida dos colaboradores e evitar acidentes”, afirmou.
Ao final do processo, a entidade patronal receberá apenas um contexto geral do ambiente de saúde e segurança de todo o setor de rochas capixaba, ou seja, em momento algum, ela, ou qualquer órgão de fiscalização terá acesso aos dados coletados nas empresas, de forma individualizada.
Com informações do Sindirochas.