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domingo, 23 junho, 2024

Sebrae-ES: Quase 70% dos atendimentos foram digitais em 2021

Dos mais de 266 mil atendimentos em 2021, 69,6% foram à distância, o que representa 185.220 chamados não presenciais

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae/ES) divulgou seu balanço de atendimentos do ano de 2021. Foram mais de 266 mil atendimentos realizados, destes, 69,6% aconteceram à distância, isso representa 185.220 chamados não presenciais atendidos.

No ano passado, cerca de 139 mil clientes buscaram por atendimento no Sebrae-ES. Destes, 90.429 foram através de serviços digitais. Do total, mais de 77 mil clientes eram candidatos a empreendedores e configuravam como Pessoa Física (PF).

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Dobro de Atendimentos

Entre os empresários atendidos pela instituição, os Microempreendedores Individuais (MEIs) foram os principais clientes e o setor de destaque foi Comércio, seguido de Serviços.

Outro aspecto importante é que, de maneira geral, o número de atendimentos em 2021, tanto presencial como digital, dobrou em relação a 2020, destacando o Sebrae/ES como referência para empreendedores.

Atendimentos Digitais

Quando comparados com os números de 2020, houve também um crescimento de 8,9% em 2021 nos atendimentos digitais. “Esta é uma tendência no atendimento, basta avaliarmos os dados de anos anteriores e perceber esse crescimento para os ambientes digitais. Mesmo com o retorno dos atendimentos presenciais, os clientes têm optado pela comodidade na hora de buscar um serviço”, destaca a gerente de Relacionamento do Sebrae/ES, Adriana Rocha.

Aplicativo do Sebrae

Sebrae-ES: Quase 70% dos atendimentos foram digitais em 2021
Houve crescimento de 8,9% nos atendimentos digitais entre 2020 e 2021. Foto: Divulgação/Sebrae-ES

Para acompanhar o comportamento do empreendedor, o Sebrae/ES possui o Aplicativo Sebrae. A ferramenta foi aprimorada em janeiro de 2020, e em dezembro do ano passado, o app chegou à marca de um milhão de downloads realizados.

Entre os serviços que o aplicativo oferta estão: a emissão de boletos para pagamento do registro de Microempreendedor Individual (MEI); a recomendação das melhores opções de serviços financeiros (maquininhas de cartão e contas correntes para pessoas jurídicas); e o acesso aos cursos oferecidos gratuitamente pela instituição; e acompanhamento do fluxo de caixa da empresa.

“O app pode ser uma ferramenta importante para que o empreendedor consiga entender o fluxo financeiro do seu negócio, uma vez que ele pode controlar o caixa fazendo lançamentos de entrada e saída, diretamente pelo celular, e ter o saldo atualizado a qualquer hora na palma da mão. É uma facilidade e tanto para o cliente”, ressalta Adriana.

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