20.9 C
Vitória
quarta-feira, 12 junho, 2024

Samba, identidade nacional

Por Manoel Goes

O samba é um dos estilos musicais criados no país, e que é a cara do nosso povo. Tanto que, quando um estrangeiro pensa em cultura brasileira, logo imagina uma pessoa sambando ou se lembra de alguma música nesse ritmo. 

- Continua após a publicidade -

Então, vamos conferir agora como o Dia Nacional do Samba foi criado e qual é a sua importância para a nossa nação.

Em 1962, entre os dias 28 de novembro e 02 de dezembro, aconteceu, no Rio de Janeiro, o Primeiro Congresso Nacional do Samba. Na presidência do evento, estava Edison Carneiro, folclorista brasileiro e responsável pela redação da Carta do Samba, que indicou o dia 02 de dezembro como Dia Nacional do Samba.

Por isso no dia 02 de dezembro, celebramos o Dia Nacional do Samba. Por ser considerado um dos patrimônios culturais do Brasil, essa é uma data muito importante para todos nós brasileiros. Além de ser o momento perfeito para que os fãs desse tipo de música comemorem a sua existência e todos os artistas e as canções produzidas até hoje, é também uma data que tem tudo a ver com a história do samba

Já se tornou tradição o carnaval do Brasil começar aqui em Vitória, com os desfiles das escolas de samba, de sucesso consolidado, na maior das festas do samba, o Carnaval. No próximo ano, o desfile das escolas de samba capixabas, no Sambão do Povo, irá abril o carnaval nacional nos dias 02, 03 e 04 de fevereiro, e com uma novidade: pela primeira vez, as escolas campeãs voltarão à passarela do samba, uma semana após os desfiles oficiais, no desfile das campeãs.

A grande expectativa está sendo gerada de como será o desfile da atual campeã do Carnaval MUG Mocidade Unida da Glória em 2024,onde faço parte da sua Velha Guarda, quando levará para a avenida a vida e obra do pintor mineiro Homero Massena, um apaixonado pelo Espirito Santo, principalmente pela Prainha de Vila Velha, onde viveu seus últimos anos, e onde temos o conservado museu atelier na casa que foi sua residência. No enredo “Massena: Um Olhar em Aquarela”, o Leão da Glória desfilará mostrando a arte do maior pintor impressionista que mais e melhor pintou Vila Velha, considerado um dos maiores do mundo, tendo uma passagem importante pela sua Paris, França. Massena dizia: “só existem dois lugares para se viver bem, Paris e a Prainha de Vila Velha”, afirmava sempre. Então, seria o Carnaval uma forma de dar a “largada” nessa festa maravilhosa do samba, que faz parte das nossas vidas e encanta a todos que visitam o nosso estado e o nosso país. 

O Dia Nacional do Samba, mais que uma comemoração marcada pelo estilo musical que caracteriza o Brasil mundo afora, a data é uma oportunidade para lembrarmos da importância do samba para a formação da identidade nacional e, principalmente, como linguagem de integração entre comunidades negras do nosso estado. O gênero tem uma centralidade nas relações sociais negras, que são marcadas pelo forte espirito solidário comunitário cidadão. A forma como o samba é produzido e consumido, sempre de forma coletiva, é importante para os negros e para toda a sociedade brasileira.

Por Manoel Goes – escritor, vice-presidente do Conselho de Cultura de Vila Velha e diretor no IHGES.

Mais Artigos

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Fique por dentro

ECONOMIA

Vida Capixaba