24.4 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril, 2024

Rose de Freitas: “Não vamos construir peça de ficção”

A senadora capixaba é a única mulher a presidir a Comissão Mista do Orçamento, uma das mais importante do Congresso, pela segunda vez

Por Josué de Oliveira 

Eleita pela segunda vez para comandar a Comissão Mista do Orçamento, a senadora capixaba Rose de Freitas (MDB) é conhecida no Congresso por ter pulso firme, o que lhe garantiu o apelido de “Xerife do Orçamento”.

- Continua após a publicidade -

E no seu discurso, já é possível observar que vai manter a condução que realizou em 2015, quando assumiu pela primeira vez a função. Ela já avisou que não vai existir peça de ficção, como já aconteceu em outras épocas.

Confira a entrevista:

ES Brasil: Na vez anterior a senhora entregou o orçamento dentro do prazo. Esse ano vai conseguir novamente?

Não iremos construir uma peça de ficção, como costumava ocorrer. Vamos atuar com diálogo, motivação, dedicação e trabalho árduo na condução das discussões e votações do que for mais importante na comissão do Congresso. Aprovar matérias orçamentárias é uma das missões mais relevantes do Parlamento. Já agendei uma reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes. Vamos acelerar o passo para entregar o Orçamento.

ES Brasil: quais devem ser as prioridades do Orçamento?

A prioridade da Comissão será votar a favor do Brasil, sem contemplar interesses pessoais ou de grupos. A razão de eu estar aqui é o povo brasileiro. Não chegaria ao Senado se não fosse o comprometimento com o povo do Brasil. Educação, agricultura e ciência e tecnologia serão prioridades nas destinações dos recursos da União no próximo ano.

ES Brasil: Como se sente sendo a primeira mulher a presidir a CMO por duas vezes?

Fui a primeira mulher a assumir por duas vezes o comando da Comissão, que já havia presidido em 2015, na ocasião também fato inédito. Quando sentei nessa cadeira pela primeira vez trazia o compromisso histórico de ser a primeira mulher a presidir essa comissão. Tenho uma emoção grande. Recebi o apelo da minha família que não viesse, porque requer dedicação integral e atenção absoluta. Assumo aqui publicamente merecedora dessa confiança por não tê-la traído em nenhum momento da minha vida política.

ES Brasil: Quais serão os desafios da CMO este ano?

A primeira tarefa da CMO, integrada por 30 deputados e 11 senadores, será a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Entre outras finalidades, a LDO estabelece metas e prioridades, fixa o montante de recursos que o governo pretende economizar e traçar as regras de despesas dos poderes. Precisamos dar à sociedade um planejamento de país. Ninguém tem que estar à procura de recursos para sobreviver. Espero seriedade nas discussões, foco nos interesses sociais do país, colaboração de todos e planejamento.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA