30.2 C
Vitória
quinta-feira, 2 abril, 2020

Reflexões sobre o sentimento de insegurança

Leia Também

IPRF: prazo para entrega é prorrogado pelo governo

O prazo para a entrega do IPRF foi alterado para 30 de junho, mas mesmo tendo mais tempo, não deixe para a última hora. Saiba mais!

Tempo: o que esperar para abril?

O mês de abril será marcado por temporais, chuvas volumosas e potencial para alagamentos. O mês começa com alerta e situação de perigo para chuvas fortes.

Bolsonaro sanciona lei da renda básica emergencial

Projeto de lei cria uma renda básica emergencial de R$ 600 aos trabalhadores informais, autônomos e sem renda fixa. Saiba mais!

Visite museus ao redor do mundo sem sair de casa!

Mas quem disse que você não pode ir a lugar algum? Você pode visitar os museus ao longo do mundo, e melhor: virtualmente!

Esse sentimento é hoje muito presente nas pessoas, pois o fluxo e acesso às informações sobre os fatos criminosos são gerados de forma imediata e, muitas vezes, em tempo real

Em 2 de fevereiro de 2020, um homem armado com uma faca e vestido com um colete que simulava conter explosivos atacou e feriu duas pessoas em Londres, sendo morto em seguida pela polícia. A suspeita de que poderia haver explosivos no colete caracterizou a ação como um ato terrorista e tornou obrigatória a decisão de se isolar a área e promover a desocupação dos locais e das proximidades.

Quando o policial chegou para fazer o anúncio em um restaurante, o funcionário não quis acatar a sua ordem e, diante da insistência do agente, solicitou pelo menos 30 minutos para os clientes terminarem as refeições.

O que leva uma pessoa a ter essa atitude diante de fato com tal gravidade? Pode-se afirmar que o sentimento de insegurança é hoje muito presente nas pessoas, pois o fluxo e acesso às informações sobre os fatos criminosos são gerados de forma imediata e, muitas vezes, em tempo real.

Isso traz uma consequência boa e outra ruim. A boa é que a massificação da informação mobiliza a população a pensar nas questões de segurança e exigir das autoridades respostas efetivas, buscando com isso aquilo que todos sempre almejam: a paz social.

A consequência ruim é que uma boa parte das pessoas, ao ser diariamente bombardeada com notícias de crimes e tragédias na área da segurança pública, acaba tendo um sentimento de recusa e insensibilidade, fazendo lembrar a teoria da “banalidade do mal”, da filósofa e pensadora alemã Hannah Arendt, que logo após a Segunda Guerra Mundial, especificamente no julgamento dos nazistas responsáveis pelo extermínio dos judeus, notou que não havia constrangimento dos réus diante dos fatos. Para eles, a justificativa de que só estavam “cumprindo ordens” bastava.

A luta permanente pela redução dos indicadores criminais e pela diminuição do sentimento de insegurança que aflige a maioria das pessoas não pode ser confundida da forma como fez o funcionário do restaurante em Londres. Onde foi parar o sentimento de indignação, diante de fato tão significativo que vitimou pessoas e abalou a ordem pública?

Devemos manter permanentemente elevado o nível do nosso poder crítico e de fiscalização em relação ao o nosso próprio comportamento e também aos órgãos públicos, para não cairmos na tentação de relativizar as questões de violência e criminalidade.

A história já mostrou e não hesitará em mostrar novamente as consequências decorrentes de quando fingimos não ver ou viramos o rosto em comportamento omissivo diante de fatos que merecem inquestionável enfrentamento.

Diógenes Lucca, é tenente-coronel veterano da Polícia Militar, especialista em Gerenciamento de Crises e Negociação

Publicidade

ES Brasil Digital

ES Brasil 174
Continua após publicidade

Fique por dentro

Inspire-se: aprenda a poupar e a investir com bons livros

Conheça alguns títulos que podem ajudar a você e a sua família a entrar nos eixos Mesmo com tantos bons exemplos nas prateleiras das...

Como proteger os dispositivos e garantir uma navegação segura

No dia em que se comemora o Dia da Internet Segura, especialista em tecnologia dá dicas para evitar violações na rede ao utilizar o...

Ibovespa caminha para pior mês desde 1998

Na tarde de hoje (31), Ibovespa acumulava em março perda de cerca de 28%, que se mantida representará o pior desempenho mensal desde 1998.

Dicas gratuitas para superar a crise econômica da Covid-19

Evento trará estratégias e ações com os participantes para sobreviver à crise econômica e ter sucesso no pós-crise causada pela doença.

Vida Capixaba

Camerata Sesi apresenta a live: “Café com Maestro”

Com o tema “Os benefícios da música na educação musical”, o maestro Leonardo David convida a musicista Fabi Cruz para a live nesta quarta (01), às 17h

Livros disponibilizados gratuitamente. Confira como acessar!

A Amazon, em parceria com autores, liberou o acesso às obras mais clássicas da literatura. Basta fazer o download e lê-los onde quiser!

Sesi Cultura Online: Nano Vianna e André Prando

Para estrear as lives do Sesi Cultura online, dois ícones da música capixaba estarão se apresentando hoje. André Prando e Nano Vianna

Podcasts para empreendedores ouvirem durante o isolamento social

Uma das opções para o período de isolamento social é ouvir podcasts, formato que ganhou o gosto do brasileiro:em 2019. Veja as dicas!
Continua após publicidade