25.5 C
Vitória
quinta-feira, 25 abril, 2024

Redescubra o Espírito Santo

Redescubra o Espírito Santo

A necessidade do isolamento social
afetou de imediato o turismo

Por Dorval de Assis Uliana

O turismo é uma atividade instigante, que une a motivação do saudável hábito de viajar, seja lá para qual motivo ou destino for, a uma complexa economia multissegmentada. No Espírito Santo não é diferente. Somos destino para pessoas que buscam lazer, sol e praia, negócios, esportes radicais, eventos sociais, econômicos, científicos, institucionais, que movimentam toda a cadeia produtiva do turismo – hotéis, receptivos, restaurantes, transportadoras, guias, fornecedores de eventos, dentre outras.

- Continua após a publicidade -

Até o ano de 2019, essa atividade apresentava indicadores positivos. No Índice da Atividade Turística (IATUR), medido pelo IBGE, estávamos em segundo lugar no país sendo ultrapassado apenas pelo Ceará, destino potente no país, com forte fluxo internacional. Com a pandemia este crescimento foi interrompido colocando à prova a capacidade do poder público–União, estados e municípios, instituições parceiras como Sistema S e o trade – em reagir com ações mitigatórias e, até mesmo, de continuidade na prestação de serviços.

A necessidade do isolamento social afetou de imediato o turismo. Neste momento a prioridade foi receber do trade local as demandas para que as ações definidas pudessem minimizar o impacto. O diálogo diário com o Conselho Estadual de Turismo (Contures), com os municípios e com as Instâncias de Governança Regional foi fundamental para que a Setur estruturasse o Plano de Retomada. Paralelo à construção do Plano, articulamos ações mitigatórias principalmente com disponibilização de uma linha de crédito para que o setor pudesse se manter durante a crise. O ES foi destaque no país na decisão de utilizar o Fundo de Aval do Governo do Estado para o setor, que viabilizou a captação de recursos em condições adequadas.

Foi preciso trabalhar o presente, com ações mitigatórias, com o olhar no futuro, na retomada da economia do turismo. E para isso foram pensadas ações que pudessem impulsionar as atividades.

A segurança sanitária foi um ponto importante neste cenário. Promovemos a adesão de protocolos de prevenção ao novo Coronavírus (Covid-19) organizados pelo Ministério do Turismo, e estimulado pelos estados identificados pelo Selo Turismo Responsável. Esta adesão do trade capixaba possibilitou que a Setur apresentasse em eventos nacionais de promoção – Movimento Supera Turismo e Abav Collab – o ES como um destino seguro para visitar. A ação do selo também influenciou a campanha interna de promoção do turismo capixaba.

Com o tema “Redescubra o ES” a mensagem é que o estado está preparado para esse novo comportamento do turista. A diversidade de belos cenários, a manutenção das atividades econômicas e a disponibilização de adequados e suficientes serviços de saúde tem propagado o nome do Espírito Santo como um destino seguro para o turismo de sol e praia e de montanhas reaquecer.

O desemprego, que chegou a 9% da mão de obra formal foi estancado, e as empresas voltaram a respirar. A gestão da crise está mostrando resultados. Mas ainda atravessamos um momento totalmente desafiador e, somente depois da vacinação da população, o fluxo turístico será retomado de fato.

Mas, sobretudo, temos certeza, os turistas reconhecerão que, apesar de tudo, este continua a ser o estado mais lindo e rico do Brasil. A razão é uma só – é o meu estado, é o meu destino. Redescubra você também o ES.

Dorval de Assis Uliana é Secretário de Estado do Turismo

Mais Artigos

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Fique por dentro

ECONOMIA

Vida Capixaba