Varejistas estão entre as empresas mais criticadas pelos clientes.
Por Gustavo Costa
Como já é de praxe, além do aumento nas vendas, a Black Friday também gera uma explosão de reclamações causadas pelas mais variadas razões. Até as 14h desta sexta-feira (24/11), os consumidores já haviam registrado 9.497 queixas no Reclame Aqui, um dos mais conhecidos sites destinados à queixas sobre produtos e serviços.
Esse número já é superior à sexta-feira inteira de 2022, quando foram contabilizadas 9.329 reclamações. No primeiro lugar do Ranking até o horário computado estava Magazine Luiza, com 245 reclamações. Em seguida vieram Abmex Pagamentos (243 reclamações), Amazon (216) e Mercado Livre (182).
Entre os principais problemas enfrentados pelos consumidores, neste início de promoções, estão atraso nas entregas, com 16,89% das queixas; propaganda enganosa (16,03%); produto não recebido (15%); estorno do valor pago (9,74%); e problemas na finalização da compra (4,4%).
Além de dar visibilidade às frustrações dos clientes, um serviço interessante oferecido pelo Reclame Aqui é o auxílio na análise de sites de confiança para evitar golpes, chamado de Detector de Site Confiável. O uso é simples e prático: basta colar no campo de busca o link da loja, a URL, e a ferramenta traz uma análise do link.