21.3 C
Vitória
domingo, 23 janeiro, 2022

Procon: Ranking aponta serviços e empresas com mais reclamações no ES

O Procon-ES realizou 28.368 atendimentos. Foto: Secom/Governo do Estado.

O ranking também registra as principais queixas como cobrança indevida, serviços não solicitados na fatura, mudança nos contratos, e outras

Bancos, financeiras, telefonia móvel, cartão de crédito e energia elétrica. Estes são os serviços que possuem, nessa ordem, o maior número de reclamações no Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES). Também foram divulgados os nomes das empresas com mais queixas: Telefônica Vivo, Banco BMG, Banco Bradesco, EDP e Caixa Econômica Federal.

O ranking foi divulgado nesta quarta-feira (12). Os principais problemas que lideram o ranking estão relacionados à cobrança indevida; lançamentos de serviços não solicitados na fatura; mudança unilateral nos contratos, com reajuste no valor do serviço; empréstimo consignado não autorizado; refinanciamento de empréstimo sem o consentimento do consumidor; cálculo e negociação de débitos; e problemas com contratos (descumprimentos e cláusula abusiva).

Ranking de Reclamações

Em 2021, o Instituto realizou 28.368 atendimentos. Desse total, 7.412 estão relacionados a bancos, ocupando a primeira posição no ranking de atendimentos. Em segundo lugar, aparecem as financeiras (2.328), seguido pela telefonia móvel (2.278), cartão de crédito (2.123) e energia elétrica (1.074). No ano passado, os atendimentos relacionados as instituições bancárias cresceram 230%, em comparação ao mesmo período de 2020.

As principais insatisfações do segmento são referentes ao empréstimo automático, sem consentimento do aposentado e pensionista; modalidade de empréstimo via cartão consignado, com a cobrança de juros elevados, além de descontar o valor mínimo no benefício do consumidor, fazendo com que ele entrasse no “rotativo”; refinanciamento de empréstimo sem autorização prévia; falta de informação clara e precisa sobre o que o consumidor está contratando, além de cobrança indevida.

Ranking das Empresas

Em relação às empresas líderes de atendimento no Procon-ES, no ano de 2021, em primeiro lugar no ranking está a Telefônica Vivo (1.587); em segundo aparece o Banco BMG (1.224), seguido do Banco Bradesco (1.105), da EDP (1.088) e, em quinto lugar, aparece a Caixa Econômica Federal (913).

Ainda sobre as empresas mais demandadas, estão aquelas que aparecem como as mais resolutivas, ou seja, que solucionaram o problema com o consumidor. Na lista, aparece a 123 Milhas, a My Fish, a Abraspes, a Academia Wellness e a Vivo. As queixas estavam relacionadas ao reembolso de pacotes de viagens; à devolução de descontos indevidos de associados; e ao acordo e cancelamento de contrato de prestação de serviços.

O diretor-presidente do Procon-ES, Rogério Athayde, ressaltou ainda que o ranking de empresas que se destacaram em 2021 não caracteriza, necessariamente, que são as melhores empresas para contratar. “Essas empresas tiveram o melhor índice de resolutividade para as reclamações dos consumidores”, acrescentou.

Empresas de telefonia móvel entre as que mais geram reclamações. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Atenção aos Contratos

Rogério Athayde explicou ainda que para evitar prejuízos é preciso ter atenção redobrada antes da contratação de serviços, ler atentamente o contrato, tirar todas as dúvidas e só assiná-lo se estiver de pleno acordo com as cláusulas estabelecidas.

“Se o consumidor verificar retiradas não autorizadas de sua conta bancária ou cobranças de serviços não autorizados e descontos não concedidos do seu benefício, deve procurar imediatamente os órgãos de defesa do consumidor”, orientou Athayde.

Onde reclamar?

Os consumidores podem registrar reclamações pelo e-mail [email protected] ou pessoalmente na sede do Procon Estadual, localizada na Avenida Jerônimo Monteiro, 935, no Centro de Vitória.

O atendimento é de segunda-feira a sexta-feira, mediante distribuição de senhas diárias, às 9 horas e às 13 horas. Os consumidores podem procurar ainda a Unidade Faça Fácil, em Cariacica, que atende também aos sábados, até as 13 horas, mediante agendamento no site www.facafacil.es.gov.br.

Para o atendimento, é preciso que o consumidor tenha disponível o RG (Carteira de Identidade), CPF, além de documentos que possam comprovar a reclamação, como faturas, comprovante de pagamento, contrato, entre outros.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade