24.6 C
Vitória
quinta-feira, 4 junho, 2020

Como proteger o fluxo de caixa em tempos de pandemia?

Leia Também

Tendência nos anos 1960, cinema drive-in chegará a Vitória

O cinema drive-in chegará a Vitória na segunda quinzena de junho, no estacionamento da Faculdade Estacio de Sá, em Jardim Camburi.

Produtos com até 50% no Dia Livre de Impostos

E por conta da pandemia do novo coronavírus, os estabelecimentos inovaram. Neste ano, o Dia Livre de Impostos será on-line.

Sindiex tem novo presidente

Sidemar Acosta, que era o primeiro vice-presidente, passou a assumir a presidência, tendo como vices os executivos Agnaldo de Assis e Erimar Trindade.

Em novo recorde, País anota 1.349 mortes por covid-19 em 24h; total vai a 32.548

Em novo recorde pelo segundo dia consecutivo, o Brasil registrou 1.349 novas mortes causadas pela covid-19 nas últimas 24 horas, o que aumentou o total de óbitos pela doença para 32.548, segundo balanço divulgado na noite desta quarta-feira, 3, pelo Ministério da Saúde

Especialistas dão dicas a empresários para manter estabelecimentos funcionando sem apertar no bolso

A pandemia do novo coronavírus (Sars-Cov-2) deixou grande parte dos empresários com a “corda no pescoço”. Os negócios e as vendas tiveram que ser pausados. Mas as contas continuam valendo: salários, tributos, compromissos com fornecedores. O cenário pede negociação. O que vem pela frente, agora, são os debates sobre a possibilidade de os empresários usarem o argumento de força maior.

Desta forma, eles poderiam ter fôlego para honrar as responsabilidades contratuais. Mas não será possível apenas dizer “não vou pagar”. Há muitas questões relacionadas a isso, já que um dos pontos da força maior é a impossibilidade da mitigação dos efeitos da decisão.

O governo ofereceu algumas facilidades, como a postergação de prazos para pagamentos. Como é algo temporário, há o efeito da mitigação. Por isso, diante do cenário, o empresário precisa averiguar alguns pontos. Entre eles, estudar os contratos e descobrir o que eles dizem sobre a hipótese de força maior, além de tentar negociar com fornecedores. Se houver resistência, o caminho é notificar a parte contrária.

A contadora especialista em controladoria e gestão tributária e sócia da empresa EBITDAH, Emanueli Cristini, orienta a primeiro verificar se os recursos disponíveis estão sendo suficientes para cobrir as despesas já existentes e utilizar da negociação para as despesas que estão por vir. Aproveitar das medidas disponíveis pelo governo com relação à tributos e funcionários também é uma boa estratégia.

“Agora é o momento de pensar em otimizar, na medida do possível, as entradas de dinheiro. Para quem não possui um fluxo de caixa previsto para os próximos meses, nesse momento, é indispensável que se faça, para que seja possível identificar todas as despesas e todas as entradas de dinheiro na empresa. Feito isso, você precisa ser conservador ao analisar as receitas proeminentes de cliente (Pessoa Física ou Pessoa Jurídica) para que sua previsão de recebimento seja o mais realista possível. Caso necessário e você tenha recebimentos de vendas de cartão de créditos é possível antecipar os recebimentos e isso vale para os boletos também.”, diz a contadora.

Segundo o sócio fundador da Cerqueira Leite Advogados Associados, Ricardo Cerqueira Leite, “em alguns casos, o empresário poderá considerar o ajuizamento da ação para conseguir liminar que suspenda os efeitos do contrato ou qualquer negativação de crédito”, diz o sócio fundador da Cerqueira Leite Advogados Associados, Ricardo Cerqueira Leite. Ele ressalta que a pandemia vai passar: “o importante, agora, é se informar e agir de maneira assertiva, principalmente com o foco no caixa”.

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_177
Continua após publicidade

Fique por dentro

Projeção de alta do crédito bancário em 2020 passa de 4,8% para 7,6%, diz BC

Já a projeção de crescimento do crédito livre em 2020 passou de 8,2% para 10,6%. No caso dos recursos direcionados, a projeção foi de zero para alta de 3,5%.

Adidas informa que dois terços de suas lojas em todo o mundo já reabriram

As taxas de abertura das lojas da Adidas na América do Norte e América Latina ainda estão significativamente abaixo de 50%.

Pedidos de falência no Brasil sobem 30% em maio ante abril, afirma Boa Vista

As taxas que medem os pedidos de recuperação judicial e as recuperações judiciais deferidas aumentaram bem mais na comparação mensal: 68,6% e 61,5%, respectivamente.

Campanha incentiva consumo de vestuário no Espírito Santo

A indústria têxtil sempre foi representativa na economia capixaba. Por isso, a campanha “Moda Capixaba: Eu apoio. Eu compro. Eu uso." incentiva as marcas locais e o consumidor a valorizá-la.

Vida Capixaba

Tendência nos anos 1960, cinema drive-in chegará a Vitória

O cinema drive-in chegará a Vitória na segunda quinzena de junho, no estacionamento da Faculdade Estacio de Sá, em Jardim Camburi.

Vitória organiza Circuito Cultural com exposição on-line

Os alunos do Núcleo de Fotografia do Circuito Cultural, equipamento da Secretaria Municipal de Cultura de Vitória (Semc) fizeram trabalhos que estão sendo disponibilizados por meio de uma exposição on-line. 

Vila Velha instala câmeras de alta definição em ruas

Os equipamentos serão instalados em pontos estratégicos da cidade. A primeira instalação teste com uma das novas câmeras ocorreu na última sexta-feira (29), no Farol de Santa Luzia. 

Viana contará com Guarda Municipal armada

Ao todo, 29 agentes estão sendo treinados para realizar o combate à criminalidade, na segurança do patrimônio público, e a organização do trânsito, conforme explicou o prefeito Gilson Daniel.
Continua após publicidade