A acerola é rica em vitaminas. Conheça suas propriedades!

Foto: Reprodução

Sendo uma fruta da estação, a acerola combate os radicais livres que são os responsáveis pelo envelhecimento

Nesse nosso clima tropical maravilhoso, os dias já nascem com uma temperatura elevada. Por isso, manter-se bem hidratado torna-se uma questão de relevância máxima. Que tal, além dos benefícios de ingerir água, você acrescentar vantagens adicionais fazendo o suco de uma fruta poderosa? Então, vamos colocar a acerola mais presente na sua vida! Mesmo na forma natural, ela apresenta um efeito hidratante poderoso, fora um monte de outros benefícios adicionais.

Apesar da Aceroleira não ser uma árvore nativa do Brasil, ela se adaptou muito bem ao nosso país, porque ela gosta de calor e de umidade. Sendo uma fruta da estação, é fácil encontrá-la nos mercados e nas feiras a um valor bem acessível. Saborosa e refrescante, só por esses motivos, a acerola ganharia espaço na nossa lista de compras, mas, para deixar tudo melhor, ela é tão nutritiva que muitos a taxam como planta medicinal.

A acerola pode ser consumida em forma natural ou por meio do suco. – Foto: Reprodução

Para começar, ela é uma das frutas com maior quantidade de vitamina C que existem. Cerca de 180 mililitros de suco dela tem a mesma quantidade de vitamina que 14 litros de suco de laranja. Outro “exagero” dela é na quantidade de vitamina A. Uma frutinha apresenta o mesmo valor nutricional que uma cenoura grande. E o melhor: com um valor calórico baixo. Uma porção com 100 gramas contém 32 calorias.

E os efeitos positivos só vão aumentando. A acerola é rica em ácido ferúlico, tanino, quercetina, ácido clorogênico que oferecem propriedades antioxidantes. Isso faz com que nosso organismo seja capaz de combater os radicais livres que são os responsáveis pelo envelhecimento.

Ela também dá um upgrade no metabolismo, porque a grande quantidade de vitaminas do complexo B presentes em sua composição ajuda o organismo no processo de absorção de proteínas, carboidratos e gorduras, fazendo com que nossa máquina interna funcione de forma mais eficaz.

Pode não parecer, só que a frutinha é rica em fibras. Por isso, principalmente quando consumida natural, ela favorece o sistema gastrointestinal. Isso significa que a acerola pode tratar constipações, disenterias, etc. Como se não bastasse esse monte de características positivas, a acerola melhora a saúde cardíaca por conta de todos nutrientes, especialmente o potássio, o cálcio e o magnésio, presentes em altas quantidades.

Conheça as propriedades da fruta:

– A acerola é uma fornecedora de nutrientes essenciais, como vitaminas A e C. Possui grandes quantidades de cálcio, zinco, cobre, magnésio, potássio e também as vitaminas B1, B2, B3, B5 e B9.

– Levando em consideração que 100 gramas de acerola tem apenas 32 calorias, o custo benefício entre nutrir-se e alimentar-se, torna a fruta muito interessante para quem deseja ter um consumo inteligente de comida.

– O consumo de acerola, graças aos seus antioxidantes, é capaz de prevenir o estresse oxidativo, ou seja, o tão indesejado envelhecimento precoce. Os mesmos elementos ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue. Isso quer dizer, que reduz o risco de doenças associadas como diabetes e hiperglicemia.

Conteúdo Publicitário