Projeto Calçada Compartilhada já está nas ruas de Vitória

Na calçada compartilhada, a preferência é do pedestre, mas ciclistas também podem usar (Fotografia - Divulgação/Setram)

A convivência harmoniosa entre pedestres e ciclistas está sendo incentivada

A prefeitura de Vitória conclui a primeira fase do projeto Calçada Compartilhada no corredor da avenida Beira-Mar. O trecho que vai das proximidades da praça Pio XII, no Centro, até a altura do Hortomercado, na Enseada do Suá, recebeu sinalização horizontal e vertical.

Na calçada compartilhada, a preferência é do pedestre, mas ciclistas também podem usar o espaço com os devidos cuidados e respeitando a sinalização. O local possui grande movimentação de pessoas.

Segundo a titular da secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran), Ana Elisa Amorim, calçadas compartilhadas existem no mundo inteiro e são boas alternativas para a falta de espaço, além de suprir uma carência da sociedade que busca alternativas de mobilidade.

“É um bom momento também para que se apresente o respeito que o ciclista tem pelo pedestre e vice-versa, numa importante retribuição. O nome já diz que é um espaço compartilhado e, justamente por isso, deve e merece ser usado com respeito, sabedoria e prudência. Um trecho de grande demanda que ganha em segurança e mobilidade”, destacou Ana Elisa.

A Setran planeja para as próximas semanas campanhas educativas de orientação em alguns trechos na altura do Centro e da Beira-Mar. A intenção é que os usuários sejam esclarecidos e tenham a oportunidade de se informarem melhor a respeito da boa conduta na calçada.

A calçada compartilhada da Beira-Mar é sequência da ciclovia que passa pelo Porto de Vitória, no Centro. A próxima fase da calçada compartilhada será o trecho da Terceira Ponte até a Praça da Ciência, na Praia do Canto, e está programada para ser iniciada no início do próximo mês.


LEIA TAMBÉM
Conteúdo Publicitário