27.7 C
Vitória
quinta-feira, 28 março, 2024

Detran-ES retira provas práticas de direção das ruas de Vitória

Após queixas de moradores de Jardim Camburi, as avaliações para motoristas foram transferidas pelo Detran-ES para o Bairro de Fátima, na Serra

Por Wesley Ribeiro

Desde o início de abril de 2022, as provas práticas de direção de carro, para moradores de Vitória, foram transferidas para as ruas do Bairro de Fátima, na Serra. A decisão foi tomada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES), que conseguiu uma autorização da Prefeitura da Serra para realizar os exames no bairro.

- Continua após a publicidade -

De acordo com o Detran-ES, essa mudança faz parte de uma questão antiga entre moradores de Jardim Camburi e o departamento. Segundo o órgão, as provas práticas eram realizadas no bairro desde 2014, em uma região pouco habitada, próxima a um kartódromo.

Entretanto, com o desenvolvimento imobiliário, os moradores começaram a pedir que o local de prova fosse alterado, por causa da grande movimentação de veículos de aprendizagem das autoescolas, que também realizam as aulas nas ruas do bairro.

Em nota, o Detran-ES informa que “passou a dialogar com a administração municipal em busca de outras regiões onde as provas das demais categorias pudessem ser realizadas com menor impacto possível sobre o dia a dia dos moradores ou realizando o revezamento das provas em bairros da Capital mediante apresentação de estudo técnico de mudança de local.”

esbrasil-rua-isaac-lopes-rubim-jardim-camburi-vitoria
A Rua Isaac Lopes Rubim, em Jardim Camburi, também era utilizada para aulas práticas e exames do Detran-ES – Foto: Reprodução/Google Maps

O órgão alega, que apesar das tentativas, “não conseguiu avançar nas tratativas, já que, de acordo com o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), é necessário autorização da administração municipal para a realização de exames práticos com veículos de quatro ou mais rodas.”

Diante do impasse, o Detran-ES informa que recorreu à Prefeitura Municipal da Serra, que liberou o Bairro de Fátima, mais próximo da Capital, para realizar as provas práticas em uma rua de pouco movimento.

A autarquia reitera que o processo de formação de condutores é um serviço de utilidade pública e que os locais em que são realizadas as aulas são, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), de livre escolha dos CFCs, podendo ou não utilizar a área em que são realizados os exames práticos, não cabendo ao Detran|ES indicar área ou proibi-los.”

O outro lado

Em nota, a Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) informou que, por inúmeras vezes, na última quinta-feira, 05 de maio, e nos dias 5 de julho de 2021, 1º de abril de 2022 e, ainda, 12 de abril, por ofício enviado por e-mail, solicitou que o Detran-ES convocasse uma reunião com representantes legais dos bairros envolvidos nas questões em Vitória.

Esclareceu, ainda, que as informações que deveriam ser discutidas, por orientação da Setran, seriam a listagem dos locais para execução das aulas, os critérios adotados para a escolha das ruas e quais seriam as vias, a possibilidade de viabilizar o sistema de rodízio entre os bairros, além da quantidade e especificações dos veículos circulantes nos diversos pontos.

Destacou, ainda, que foram também inúmeros contatos por meio de telefonemas para o órgão estadual.

Na nota, a Setran informou também que convocou encontros com representantes das comunidades de Jardim Camburi e Bento Ferreira, em 19 e 20 de abril, moradores da Mata da Praia e de Mário Cypreste, porém, depende do Detran para homologar as decisões nesta situação.

O objetivo da Setran, finaliza a nota, é buscar alternativas que causem o mínimo de impactos aos moradores como exames em lugares abertos, com ruas mais largas, pouco adensados e onde as aulas não provoquem conflito no trânsito.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA