21.9 C
Vitória
segunda-feira, 29 novembro, 2021

Produção da Samarco é de 4,4 milhões de toneladas após retomada

Atualmente, a mineradora opera com 26% de sua capacidade produtiva. Em julho, produção da Samarco foi de 4,4 milhões de toneladas

Por Samantha Dias

Sete meses após a retomada das atividades, a produção da Samarco atingiu, em julho, o volume de 4,4 milhões de toneladas de minério de ferro e pelotas produzidas para atender os mercados interno e externo. O volume da produção encheu 47 navios que saíram com destino a vários países. A empresa ficou com as atividades paralisadas pelo período de cinco anos.

Atualmente, a mineradora opera com 26% de sua capacidade produtiva. O caminho foi traçado considerando o novo modelo de produção e o cumprimento das suas obrigações no campo social e ambiental, com foco na segurança e sustentabilidade de suas operações.

O gerente geral comercial e de marketing da empresa, Renato Pereira, ressalta que a Samarco retomou as operações por meio da implementação de um sistema de filtragem de rejeitos que possibilita seu empilhamento a seco, sem a necessidade do uso de barragens.

Recuperação Judicial

A Samarco iniciou em abril o processo de recuperação judicial, acolhido pela Justiça de Minas Gerais. A recuperação judicial protege a empresa contra ações de credores do mercado financeiro internacional.

No final de julho, a empresa obteve a aprovação da Justiça de Minas Gerais para obter empréstimo no valor de US$ 225 milhões, por meio de um mecanismo conhecido como DIP Financing – específico para empresas em situação de recuperação judicial. A autorização para o empréstimo foi dada pela 2ª Vara Empresarial de Belo Horizonte, que reconheceu a necessidade da empresa por recursos que garantam sustentação das suas operações ao longo do processo de recuperação judicial.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade