26 C
Vitória
quinta-feira, 25 abril, 2024

Se a saúde mental vai mal, que tal procurar um psicólogo?

Para comemorar a data, um profissional dá dicas de como manter a mente sempre equilibrada

O Dia do Psicólogo é comemorado no dia 27 de agosto e este profissional tem mais atributos do que simplesmente ouvir o paciente. De acordo com o psicólogo da Unimed Vitória, Thiago Cysne Coimbra Noé, o profissional faz esse papel, mas, ao mesmo tempo, usa o conhecimento científico como ferramenta para ajudar o próprio paciente.

“A nossa função é ajudar o paciente a encontrar soluções para as questões que o estão incomodando, seja para se sentir ou se conhecer melhor, lidar de forma mais adequada com os problemas na família e até progredir na carreira”, contou.

- Continua após a publicidade -

Viajar, fazer compras e conversar com os amigos é muito importante para a saúde mental, mas não substitui o tratamento com o profissional especializado. Se a saúde mental vai mal, mesmo que se faça todas essas coisas, nenhuma atividade do tipo poderá realmente fazer o indivíduo se sentir melhor de forma duradoura.

A psicóloga da Unimed Vitória, Náira Delboni, ressalta que a Psicologia é uma ciência jovem, e por ser jovem, as pessoas ainda desconhecem seus objetivos. “O cuidado com a saúde mental é muito importante, pois por meio do cuidado, buscamos um melhor conhecimento de nós mesmos, descobrimos a natureza da inteligência, da motivação, das emoções, da aprendizagem, do pensamento e da personalidade como um todo”, disse.

Todos podem se beneficiar com a Psicologia, mas é preciso procurar um profissional de verdade, que tenha formação na área de Psicologia. “Saúde mental é coisa séria e seu tratamento deve ser realizado apenas por profissionais que sejam especializados nela”, avaliou Náira.

Desta forma, o psicólogo Thiago Cysne Coimbra Noé tira as principais dúvidas sobre a profissão, sobre a primeira consulta, abordagem profissional e muito mais.

1 – Qual o melhor momento para procurar um psicólogo?

Thiago Noé – O melhor momento de procurar um psicólogo é quando a pessoa tem um problema específico e passa por um momento difícil, e vai em busca de um profissional para orientá-lo. Mas, infelizmente, muitos só procuram ajuda de um profissional tardiamente, por sobrevivência. Quando as relações estão deterioradas e por indicação de terceiros.

2 – Quais são os principais tipos de transtornos psicológicos que são observados atualmente pelos psicólogos em seus consultórios?

Thiago Noé – Fobia, ansiedade, depressão, estresse, TDAH em crianças, são as queixas mais frequentes.

3 – O que o paciente vai encontrar na primeira consulta?

Thiago Noé – É preciso desmistificar a visão que as pessoas têm do “divã”. Na primeira consulta, o profissional vai acolher a pessoa. É feita uma avaliação para entender o que acontece com o paciente não só o problema que ele traz, mas o que aquilo representa.

4 – Qual o melhor momento para terminar um tratamento?

Thiago Noé – O melhor momento é quando as pessoas conseguem vencer as barreiras das queixas iniciais que as levaram ao consultório.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA