25.6 C
Vitória
sábado, 28 março, 2020

Se a saúde mental vai mal, que tal procurar um psicólogo?

Leia Também

Saiba como fica o tempo neste fim de semana!

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o fim de semana será de tempo bom no Espírito Santo.

Coronavírus: Brasil tem 92 mortes e 3,4 mil casos confirmados

Em comparação com o início da semana, quando eram 25 óbitos, o número multiplicou por 3,68 vezes. Número de mortes é 18% maior com relação a ontem.

Índices da China encerram semana com expectativas de mais estímulo

Os índices acionários da China encerraram a semana em alta. O CSI300, fechou a semana, com alta de 1,6%, encerrando duas semanas de perdas.

Deputados estaduais aprovam medidas para combater pandemia

Em sessão virtual, deputados aprovaram o pacote de medidas encaminhado pelo governo do Estado para combater a pandemia causada pelo novo coronavírus.

Para comemorar a data, um profissional dá dicas de como manter a mente sempre equilibrada

O Dia do Psicólogo é comemorado no dia 27 de agosto e este profissional tem mais atributos do que simplesmente ouvir o paciente. De acordo com o psicólogo da Unimed Vitória, Thiago Cysne Coimbra Noé, o profissional faz esse papel, mas, ao mesmo tempo, usa o conhecimento científico como ferramenta para ajudar o próprio paciente.

“A nossa função é ajudar o paciente a encontrar soluções para as questões que o estão incomodando, seja para se sentir ou se conhecer melhor, lidar de forma mais adequada com os problemas na família e até progredir na carreira”, contou.

Viajar, fazer compras e conversar com os amigos é muito importante para a saúde mental, mas não substitui o tratamento com o profissional especializado. Se a saúde mental vai mal, mesmo que se faça todas essas coisas, nenhuma atividade do tipo poderá realmente fazer o indivíduo se sentir melhor de forma duradoura.

A psicóloga da Unimed Vitória, Náira Delboni, ressalta que a Psicologia é uma ciência jovem, e por ser jovem, as pessoas ainda desconhecem seus objetivos. “O cuidado com a saúde mental é muito importante, pois por meio do cuidado, buscamos um melhor conhecimento de nós mesmos, descobrimos a natureza da inteligência, da motivação, das emoções, da aprendizagem, do pensamento e da personalidade como um todo”, disse.

Todos podem se beneficiar com a Psicologia, mas é preciso procurar um profissional de verdade, que tenha formação na área de Psicologia. “Saúde mental é coisa séria e seu tratamento deve ser realizado apenas por profissionais que sejam especializados nela”, avaliou Náira.

Desta forma, o psicólogo Thiago Cysne Coimbra Noé tira as principais dúvidas sobre a profissão, sobre a primeira consulta, abordagem profissional e muito mais.

1 – Qual o melhor momento para procurar um psicólogo?

Thiago Noé – O melhor momento de procurar um psicólogo é quando a pessoa tem um problema específico e passa por um momento difícil, e vai em busca de um profissional para orientá-lo. Mas, infelizmente, muitos só procuram ajuda de um profissional tardiamente, por sobrevivência. Quando as relações estão deterioradas e por indicação de terceiros.

2 – Quais são os principais tipos de transtornos psicológicos que são observados atualmente pelos psicólogos em seus consultórios?

Thiago Noé – Fobia, ansiedade, depressão, estresse, TDAH em crianças, são as queixas mais frequentes.

3 – O que o paciente vai encontrar na primeira consulta?

Thiago Noé – É preciso desmistificar a visão que as pessoas têm do “divã”. Na primeira consulta, o profissional vai acolher a pessoa. É feita uma avaliação para entender o que acontece com o paciente não só o problema que ele traz, mas o que aquilo representa.

4 – Qual o melhor momento para terminar um tratamento?

Thiago Noé – O melhor momento é quando as pessoas conseguem vencer as barreiras das queixas iniciais que as levaram ao consultório.

 

Publicidade

ES Brasil Digital

ES Brasil 174
Continua após publicidade

Fique por dentro

Governo anuncia medidas econômicas contra impactos da covid-19

Nesta sexta-feira (27), o presidente da República e representantes das proincipais instituições financeiras do país anunciaram linha de crédito emergencial.

PIB capixaba fica estável no último trimestre de 2019

Comércio foi o que puxou o PIB no quarto trimestre de 2019, setores de informática e veículos tiverm maior alta. Indústria apresentou retração.

Inflação oficial registra taxa de 0,02% na prévia de março

Índice que mede a prévia da inflação oficial, ficou em 0,02% em março deste ano. Este é o menor resultado para o IPCA-15 desde o início de 1994.

Novas medidas de funcionamento para supermercados

Novas medidas orientam o funcionamento de supermercados para conter a contaminação do coronavírus. Horário especial para grupo de risco é uma delas.

Vida Capixaba

Saiba como fica o tempo neste fim de semana!

De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), o fim de semana será de tempo bom no Espírito Santo.

Xô, coronavírus: “Dia de Cantoria” vai levar música para quarentena

O Dia de Cantoria é um projeto de musicalização infantil nas mídias sociais. É uma iniciativa idealizada por 4 amigos com experiência em musicalização

Cursos online gratuitos durante o isolamento social. Veja!

A Universidade Vila Velha (UVV) preparou dez cursos rápidos, online e gratuitos, para auxiliar o aprendizado de quem quer se manter qualificado

Bares e restaurantes funcionam com horário restrito

A decisão garante o cumprimento por meio do decreto estadual 4.606-R que disciplina o funcionamento dos restaurantes durante a pandemia da Covid-19.
Continua após publicidade