Com a privatização, estima-se que o Porto de Vitória aumente sua movimentação de cargas para 14 milhões por ano
Por Amanda Amaral
Foi assinado entre representantes do Governo Federal e da Quadra Capital o contrato para compra e venda de ações da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), que administra o Porto de Vitória e o Porto da Barra do Riacho. Essa é a primeira desestatização portuária no Brasil.
A cerimônia para a assinatura foi presidida pelo ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, em Vitória, nesta segunda-feira (05). A partir de agora, o FIP Codesa, fundo de investimento gerido pela Quadra Capital, passa a ser o acionista majoritário e controlador da Companhia.
- Economia capixaba cresce 3,8% no primeiro semestre
- Acesse nossas redes sociais: Instagram e Twitter
Concluída a aquisição do controle acionário, o próximo passo será a assinatura do contrato de concessão, previsto para 20 de setembro de 2022. A direção da Companhia continua a cargo da Diretoria Executiva. Nesta segunda-feira (05), também aconteceu a nomeação dos novos membros do Conselho de Administração da Codesa.
A previsão é de que haja aumento da movimentação de cargas no Porto de Vitória de 7 milhões de toneladas para 14 milhões de toneladas por ano. A Codesa foi comprada pelo consórcio do Fundo de Investimentos em Participações (FIP) Shelf 119 Multiestratégia, gerido pela Quadra Capital, e vencedor do leilão.
A outorga foi de R$ 106 milhões. A concessão vale para 35 anos. O investimento do consórcio está estimado em pelo menos R$ 850 milhões, sendo R$ 335 milhões na ampliação dos portos de Vitória e de Barra do Riacho.
Cargas predominantes
O Porto de Vitória possui canal de acesso com comprimento de 7.500 metros, largura máxima de 215 metros, largura mínima de 75 metros. Entre as cargas predominantes estão: contêineres, café, granito/mármore, produtos siderúrgicos, concentrado de cobre, fertilizantes, automóveis, máquinas e equipamentos eletrônicos, trigo e malte, açúcar, graneis líquidos (gasolina, óleo diesel, soda cáustica), e outras.
A Companhia é responsável por 16 berços (Cais Comercial, Cais de Capuaba, Cais de Atalaia, CPVV, Flexibrás, Cais de Paul, Terminal Peiú, São Torquato, TVV e Terminais Barra do Riacho – TBR).