24.9 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril, 2024

ES tem segundo maior número de eleitores em presídios

O levantamento foi feito pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) em todas as unidades prisionais que existem no Estado 

Por Josué de Oliveira

Um levantamento feito pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) mostrou que 1.276 presos provisórios e adolescentes internados em unidades prisionais capixabas. O Estado é o segundo maior em números de eleitores presos. Fica atrás apenas de São Paulo, que tem 5.252.

- Continua após a publicidade -

O cadastramento foi feito nos estabelecimentos prisionais e unidades de internação em todo o Estado em parceria com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) e o Instituto de Atendimento Socioeducativo (Iases).

De acordo com o estudo, 244 servidores e agentes prisionais optaram por votar em suas unidades no primeiro e segundo turno, se houver, das Eleições 2022.

Atualmente, Sejus e Iases contam com unidades neste regime nos municípios de Vila Velha, Serra, Guarapari, Viana, na Região Metropolitana; além de Cachoeiro de Itapemirim, Marataízes, Linhares, Colatina, Aracruz e São Mateus.

Durante a eleição, o TRE-ES será responsável pelo fornecimento das urnas eletrônicas nas unidades prisionais, bem como por todo material necessário, inclusive a listagem dos candidatos, para a instalação das seções eleitorais nos estabelecimentos penais e unidades de internação.

São impedidos de exercer seu direito os apenados que tiverem contra si condenação criminal transitada em julgado. Os adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa possuem direito ao voto, mesmo em regime de internação, pois não respondem criminalmente e seus direitos políticos não sofrem suspensão.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA