Para debater o tema, profissionais da saúde terão a oportunidade de participar de um congresso que acontece nos dias 30 e 31 de agosto em Vitória
Por Kebim Tamanini
“Na nossa visão, a inteligência artificial é realmente um caminho sem volta; é uma tendência, especialmente na área da saúde”, afirmou Fábio Frank, presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Espírito Santo (SINDHES). A fala acontece nas vésperas de acontecer o 11º Congresso Brasileiro da Federação Nacional dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde (FENAESS) que ocorrerá nos dias 30 e 31 de agosto em Vitória, atraindo participantes de diversas regiões do país.
No Espírito Santo, já se observam aplicações práticas da IA, com resultados concretos em áreas como gestão predial e engenharia clínica. A inteligência artificial também tem auxiliado no agendamento de consultas e exames, otimizando horários disponíveis.
Contudo, Fábio Frank ressalta que o maior impacto da IA ocorre na área diagnóstica, onde sua precisão e rapidez são fundamentais. O presidente da SINDHES citou como exemplo o diagnóstico cardiológico por meio de eletrocardiogramas, onde a inteligência artificial oferece hipóteses diagnósticas com base em dados históricos.
“Hoje, a IA já é aplicada em diagnósticos por imagem, como na tomografia e na ressonância magnética, entre outros. O mais fascinante é como a inteligência artificial faz o cruzamento de informações. Ao acessar seu histórico de consultas e exames, ela correlaciona esses dados com grandes bancos de dados de casos semelhantes e com a literatura médica, oferecendo uma hipótese diagnóstica muito mais precisa, seja para uma condição como DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) ou para um tratamento mais específico”, exemplifica Fábio.
Além da IA, o congresso abordará a reforma tributária, novas leis complementares, e a complexa relação entre prestadores de serviço e operadoras de saúde, especialmente sob a intermediação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
O congresso, que será realizado no Golden Tulip, na Praça do Papa, contará com a presença de autoridades, gestores de hospitais, clínicas e laboratórios, além de profissionais da saúde e representantes de empresas e sindicatos patronais. O objetivo é discutir e propor melhorias para o setor de saúde.
Segundo Breno de Figueiredo Monteiro, presidente da FENAESS, a programação do congresso foi cuidadosamente elaborada para abordar temas atuais e futuros do setor de saúde. “Vamos tratar das perspectivas para 2024 e 2025, discutindo o relacionamento entre prestadores, operadoras e órgãos regulatórios. Também abordaremos questões como inteligência artificial, reforma tributária e o aumento da judicialização na saúde, temas que têm gerado desafios significativos para o setor”, afirmou Monteiro.
O evento terá duração de dois dias. No primeiro dia, as atividades começarão às 8h e se estenderão até as 18h40, enquanto no segundo dia, os debates ocorrerão das 8h às 13h, culminando em um happy hour de confraternização. Os ingressos, ao custo de R$ 300, estão disponíveis na plataforma Sympla.
Palestras
- Daniel Araujo Ferraz
Head do Setor de Inteligência Artificial da Rede D’Or São Luiz, Daniel compartilhará insights sobre como a IA está transformando a saúde no Brasil e no mundo.
- Renato Freire Casarotti
Vice-presidente da ABRAMGE, Casarotti abordará os desafios e inovações na saúde suplementar, trazendo sua vasta experiência e visão estratégica.
- Clenio Jair Schulze
Juiz federal em SC e especialista em direito da saúde, Dr. Clenio é autor de livros sobre a judicialização da saúde e professor em cursos de MBA e Pós-Graduação.
- Maurício Nunes da Silva
Diretor de Desenvolvimento Setorial da ANS, Maurício é Mestre em Administração Pública e especialista em Finanças Públicas. Sua palestra focará no relacionamento entre prestadores e operadoras de saúde.
- Roberto Gordilho
Fundador e CEO da GesSaúde, Roberto é autor de livros sobre liderança e gestão hospitalar, com uma sólida formação em Processamento de Dados e especializações em várias áreas relacionadas à saúde.
- Fátima Pinho
Sócia líder de Healthcare na Deloitte Brasil, Fátima traz mais de 20 anos de experiência em estratégia e gestão no setor de saúde, com formação em Exponential Leadership e MBA em Gestão de Negócios.
- Karen Angelo
Com 20 anos de experiência na interseção entre tecnologia e gestão em saúde, Karen é Gerente de Novos Negócios na Bionexo, liderando o desenvolvimento de soluções inovadoras.