26 C
Vitória
quinta-feira, 2 abril, 2020

Plataforma para detecção de fake news é desenvolvida pela USP

Leia Também

ES registra 120 casos confirmados e 1 morte por coronavírus

Os casos confirmados do novo coronavírus subiram consideravelmente em 24 horas e uma morte foi registrada na manhã desta quinta-feira (02).

Número de casos de covid-19 chega a 6.836 e mortes somam 240

O índice de letalidade do coronavírus ficou em 3,5%. Os novos casos confirmados da doença somaram 1.119, um pouco menos do que o balanço de ontem.

Suspenso reajuste de medicamentos por 60 dias

A medida provisória publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) que suspende o reajuste dos medicamentos em até 60 dias.

Como evitar o contágio do coronavírus por meio de cédulas e moedas?

Assim como lavar as mãos e cobrir nariz e boca ao tossir e espirrar, outras medidas podem ajudar a evitar a propagação do novo coronavírus.

A plataforma possibilita checar se uma notícia é falsa ou verdadeira está em fase de testes e aperfeiçoamento  

A Universidade de São Paulo (USP) em parceria com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desenvolveu uma plataforma que ajudará a verificar as informações falsas, as chamadas fake news, que circula pela internet.

O professor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos e pesquisador do Núcleo Interinstitucional de Linguística Computacional (NILC),  Thiago Pardo, disse que a plataforma está em fase de testes e aperfeiçoamento, mas já é possível acessá-la gratuitamente via web ou pelo WhatsApp.

“O sistema identifica, com 90% de precisão, notícias que são totalmente verdadeiras ou totalmente falsas. As pessoas que propagam fake news costumam embasar suas mentiras em fatos verdadeiros. Nossa plataforma ainda não tem a capacidade de separar as informações com esse nível de refinamento, mas estamos trabalhando para isso”, ponderou o professor.

Rapazes verificam as informações por meio do aparelho celular. – Foto: Divulgação/USP

Para ter acesso à ferramenta pelo WhatsApp, por exemplo, basta acessar este link: https://otwoo.app/nilc-fakenews pelo smartphone. Automaticamente, uma janela de troca de mensagens do aplicativo se abrirá e a mensagem “Nilc-FakeNews” aparecerá na tela. Basta apertar a tecla enviar e, imediatamente, aparecerá a mensagem: “Olá! Seja bem-vindo ao detector de fake news do NILC-USP – Detecção Automática de Notícias Falsas para o Português!”

O sistema utilizará o modelo de detecção para avaliar se a notícia é falsa ou verdadeira. Insira o trecho de uma notícia e em seguida aparecerá a mensagem: ”Pronto, você acabou de acessar o sistema de verificação!”. Após a mensagem, insira a notícia que deseja checar. Se forem verificados indícios de fake news, o sistema alertará: “Essa notícia pode ser falsa. Por favor, procure outras fontes confiáveis antes de divulgá-la”.

Após cerca de 20 minutos sem uso, é necessário reativar o acesso ao sistema. Para isso, basta digitar a palavra “fake” e clicar em enviar. Você receberá novamente a mensagem “Olá! Seja bem-vindo…”. Em seguida, pode colar outra notícia e enviá-la para checagem.

 

Publicidade

ES Brasil Digital

ES Brasil 174
Continua após publicidade

Fique por dentro

Como proteger os dispositivos e garantir uma navegação segura

No dia em que se comemora o Dia da Internet Segura, especialista em tecnologia dá dicas para evitar violações na rede ao utilizar o...

Ibovespa caminha para pior mês desde 1998

Na tarde de hoje (31), Ibovespa acumulava em março perda de cerca de 28%, que se mantida representará o pior desempenho mensal desde 1998.

Dicas gratuitas para superar a crise econômica da Covid-19

Evento trará estratégias e ações com os participantes para sobreviver à crise econômica e ter sucesso no pós-crise causada pela doença.

Negociação é o caminho para aluguel de pontos comerciais

A negociação com responsabilidade pressupõe real demonstração das consequências da crise e percepção recíproca para encontrar um ponto de equilíbrio das partes.

Vida Capixaba

Camerata Sesi apresenta a live: “Café com Maestro”

Com o tema “Os benefícios da música na educação musical”, o maestro Leonardo David convida a musicista Fabi Cruz para a live nesta quarta (01), às 17h

Sesi Cultura Online: Nano Vianna e André Prando

Para estrear as lives do Sesi Cultura online, dois ícones da música capixaba estarão se apresentando hoje. André Prando e Nano Vianna

Podcasts para empreendedores ouvirem durante o isolamento social

Uma das opções para o período de isolamento social é ouvir podcasts, formato que ganhou o gosto do brasileiro:em 2019. Veja as dicas!

Participe da 3ª Corrida Amaes Azul!

A corrida em solidariedade a causa do autismo tomará a 3ª Ponte, num trajeto de 10.800 km entre Vitória e Vila Velha. Será no dia 19 de julho
Continua após publicidade