23.2 C
Vitória
terça-feira, 25 junho, 2024

PF faz operação contra fake news e cumpre mandado na Serra

Operação deflagrada na manhã desta quinta-feira teve como alvo suspeito de disseminar fake news nas eleições de 2020

Por Robson Maia

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (25), uma operação com o objetivo de reprimir a disseminação de fake news eleitoral. A Operação Revelado cumpriu um mandado de busca e apreensão no município da Serra, Região Metropolitana do Espírito Santo.

- Continua após a publicidade -

Segundo a PF, o alvo da operação é suspeito de envolvimento na divulgação de conteúdos difamatórios relacionados a um candidato na campanha eleitoral de 2020. Os responsáveis pela disseminação das falsas informações teriam fixado cartazes em muros e postes e fizeram ainda publicação em rede social.

A operação, segundo a instituição, visa manter a normalidade do pleito, assegurando-se, com isso, que o resultado das urnas seja um retrato fiel da vontade popular.

“A ação de hoje é mais um alerta para aqueles que pretendem fazer uso de informações falsas nas próximas eleições, sinalizando aos autores desse tipo de crime que serão identificados e punidos.”

Ainda de acordo com a Polícia Federal, o nome da operação se deve ao fato de que, apesar do aparente anonimato na internet, é possível a identificação dos responsáveis que promovem a desinformação nas eleições.

Os envolvidos responderão pelo crime de divulgação de fato inverídico e difamação eleitoral, previstos nos art. 323 e 325 do Código Eleitoral.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 221

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA