Na leitura, não é difícil esquecer que são apenas palavras impressas e deixar a imaginação reter o leitor. É este amor e fascinação que une diversos pequenos escritores
Por Manoel Goes Neto
Crianças se aventuram publicando os próprios livros. Com enredos recheados de super-heróis e superação, os talentos mirins se dedicam à paixão literária. Super-heróis, minhocas e dinossauros. Basta abrir um livro que a magia de mundos infinitos salta da página.
Na leitura, não é difícil esquecer que são apenas palavras impressas e deixar a imaginação reter o leitor. É este amor e fascinação que une diversos pequenos escritores, que incentivou ao jovem escritor Vicente Romagna de Queiroz a escrever o seu primeiro livro “Diário de Vivi, Momentos Especiais”, com um detalhe, ele também ilustrou a sua obra.
Com menos de 11 anos de idade, talentos mirins vivem a experiência de escrever e publicar seu próprio livro. Apesar da pouca idade, as histórias que eles têm para contar falam de aventura, superação e também de medos.
Tive o privilégio de produzir e lançar o 4º livro do excelente escritor capixaba Carlos Alcestes de Queiroz, O Reverso da Ganância, na galeria store VilaZinha Espaço Artes, uma concorrida noite de autógrafos, onde tive oportunidade de conhecer o pequeno escritor Vicente, neto do anfitrião da noite o escritor, seu exemplo e grande incentivador, Carlos Alcestes de Queiroz.
O escritor mirim é filho de pai médico, Dr. Felipe de Queiroz e Raquel Romagna de Queiroz. Vicente tem na família o exemplo da importância da leitura desde a infância.


Entre os escritores mirins de renome internacional está a sul-africana Michelle Nkamankeng. Ela publicou seu primeiro livro aos sete anos de idade, com nome traduzido ao português como “Esperando Pelas Ondas”. E a obra lhe rendeu um lugar na lista global dos 10 melhores autores de livros infantis do mundo.
Então, temos que incentivar o hábito da leitura infantil lendo escritores capixabas, fortalecendo ainda mais a potente literatura infantil produzida aqui em terras capixabas.
Manoel Goes Neto é escritor, produtor cultural e diretor no IHGES