25.5 C
Vitória
quarta-feira, 29 maio, 2024

Parque Cultural Casa do Governador recebe novas obras artísticas

Parque receberá 15 novas instalações artísticas. Visitas ao espaço são guiadas e gratuitas, mas devem ser agendadas

Por Mariah Friedrich

O Parque Cultural Casa do Governador, na Praia da Costa, em Vila Velha, recebeu 15 novas obras artísticas para compor as exposições permanente e temporária instaladas no espaço. Resultantes do edital de seleção de propostas artísticas lançado em 2023, os trabalhos divididos entre esculturas, instalações e projetos de intervenção, foram produzidas por 17 artistas de quatro estados: Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Paraná.

- Continua após a publicidade -

Para explorar as obras em exposição, é necessário agendar visitas ao Parque Cultural Casa do Governador, de segunda a sexta-feira, através do telefone (27) 3636-1032. As visitas são gratuitas, contam com a presença de um mediador e ocorrem às terças-feiras e quintas-feiras, das 8h às 17h.

Com um investimento total de R$ 1,8 milhão provenientes do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), os projetos artísticos oferecem uma plataforma para artistas desenvolverem suas expressões criativas para integrar a área externa natural do parque, que abriga um total de 26 obras de arte entre temporárias e permanentes, o que contribui para disseminar os trabalhos de artistas locais e nacionais.

Durante a cerimônia de apresentação ao público na última quarta-feira (28), o governador Renato Casagrande afirmou que a gestão estadual está em processo de seleção de uma Organização Social para administrar o Parque Cultural Casa do Governador.

“Visitei as novas obras recentemente e fiquei maravilhado com a diversidade de visões dos artistas. Cada obra transmite inúmeras mensagens. É importante que estudantes também possam visitar o local. Durante nossa gestão, o Parque se tornou um ponto de encontro para os capixabas, um espaço cheio de vida e encanto. Além de ser um local de preservação ambiental, é um espaço dedicado à educação”, afirmou o gestor público.

Confira algumas das obras em exposição na galeria abaixo:

Os artistas

A nova exposição reúne 15 obras dos seguintes artistas: Hugo Bello, Jaíne Muniz, Renato Ren, Carla Désirée, Barbara Mattos Carnielli, Paulo Vivacqua, Bruno Cabús, Renan Grisoni, Cleuber da Silva Júnior, João Wesley de Souza e Castiel Vitorino Brasileiro, todos do Espírito Santo; Anabel Antinori, Rodrigo Sassi e Siwaju, de São Paulo; Maré de Matos e Geovanni Lima, de Minas Gerais; Washington Silvera, do Paraná.

O parque

O Parque Cultural Casa do Governador, situado em Vila Velha, abriga a Residência Oficial do Governador do Espírito Santo em um ambiente de significativo valor histórico e paisagístico. Com uma área total aproximada de 93.000 m², sendo a maior galeria de arte ao ar livre do Espírito Santo. O terreno engloba a Residência Oficial, posicionada à beira de uma pequena praia, cercada por um bosque cultivado pelo homem e uma vasta área de preservação natural, que inclui Mata de Tabuleiro e formação rochosa.

Serviço

Exposição Parque Cultural Casa do Governador
Visitação guiada às terças-feiras e quintas-feiras, das 8h às 17h
R. Santa Luzia, Praia da Costa, Vila Velha 
Entrada gratuita, agendamento através do telefone (27) 3636-1032

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

FIQUE POR DENTRO

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -