28.8 C
Vitória
terça-feira, 23 abril, 2024

Empresa internacional confirma fábrica de café solúvel em Linhares

A expectativa da Findes é de que o Espírito Santo seja o maior exportador de café solúvel do mundo em cinco anos

A empresa Olam Internacional anunciou a construção de uma fábrica de café solúvel no distrito de Bebedouro, em Linhares. A multinacional com sede em Singapura vai fazer um investimento de U$ 130 milhões (quase R$ 740 milhões) para realizar o empreendimento. O início das operações está previsto para o segundo semestre de 2023.

O investimento foi anunciado na tarde dessa terça-feira (2) pelos executivos da companhia: o vice-presidente sênior da Olam, Sathyamurthy Mayilswamy, o presidente da divisão de café da Olam no Brasil, Jerônimo Pereira e o diretor da companhia no Espírito Santo, Fabrício Tristão. De acordo com eles, as obras da indústria já começaram e devem ser concluídas dentro de 26 meses.

- Continua após a publicidade -

O encontro virtual também contou com a participação do governador Renato Casagrande, do secretário estadual de Desenvolvimento, Thyago Hoffmann e do prefeito de Linhares, Guerino Zanon.

Em fevereiro, uma comitiva da Olam e o prefeito de Linhares estiveram na sede da Findes, em Vitória. “Eles vieram falar sobre o início das obras, mas havia restrições sobre o anúncio oficial, que só podemos comentar agora. Hoje o Espírito Santo representa 7% das exportações de café solúvel do Brasil. Em dois anos, representará 27% e em 5 anos, será mais de 45%. Com isso, o Espírito Santo se tornará em 5 anos o maior polo de exportação de café solúvel do mundo”, lembrou a presidente da Federação da Indústrias Cris Samorini.

Empresa internacional confirma fábrica de café solúvel em Linhares
Comitiva da Olam, com prefeito de Linhares, visita sede da Findes, em fevereiro de 2021 (Foto: Divulgação/Findes).

Todo o processo para a implantação da Olam em Linhares teve início em 2018, quando o prefeito do município recebeu em seu gabinete os representantes da empresa de Singapura.

Instalação no Norte

A escolha por Linhares para sediar a empresa deve-se ao fato do Espírito Santo ser o maior produtor de café conilon do país, principal matéria-prima para a produção do café solúvel. Das 15 milhões de sacas produzidas no Brasil, o Espírito Santo é responsável por 66% de toda a produção nacional, ou seja, 10 milhões de sacas. Deste total, as regiões Norte e Noroeste do Estado produzem 7,5 milhões de sacas.

Outro fator que foi decisivo na instalação da Olam no município é a disponibilidade hídrica, em virtude do Rio Doce, ponto fundamental para o processo produtivo do café solúvel.

Para o governador do Estado, a solidificação de investimentos de empresas do porte da Olam faz com que a mão de obra dos capixabas se torne cada vez mais qualificada, elevando também os salários e a renda dessas famílias. “O café é um produto importante da economia rural capixaba, vai agregar valor ao produto, promover o desenvolvimento, principalmente no interior do Estado”, enfatizou Casagrande.

No pico das obras deverão ser gerados entre 125 a 250 vagas de empregos diretos, com oportunidades para diversas áreas como pedreiros, pintores, soldadores, mecânicos, técnicos e ajudantes, além de profissionais das áreas administrativas e gerencial.

Com informações da Findes, da Prefeitura de Linhares e do Governo do Estado.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA