22.9 C
Vitória
segunda-feira, 25 outubro, 2021

Cooperativa de café aumenta exportação em mais 70% no início de 2021

A Cooabriel registrou, em janeiro e fevereiro, maior volume de café enviado ao mercado internacional do que em todo o ano passado

Por Mike Figueiredo

A Cooperativa Agrária de Cafeicultores de São Gabriel (Cooabriel) começou 2021 com o pé direito. O volume de café conilon exportado nos dois primeiros meses deste ano já é maior do que o registrado em todo o ano de 2020. Se compararmos janeiro e fevereiro de 2021 com os últimos cinco meses do ano passado, o total exportado é mais de 70% superior.

A Cooabriel iniciou o plano de exportação de café no mês de julho de 2020. A cooperativa considera que este resultado já demonstra o sucesso da atividade. Para termos uma ideia, em 2020, nos cinco últimos meses do ano foram exportadas 5.960 sacas, o que representa 357,6 toneladas de café. Somente nos primeiros dois primeiros meses de 2021, foram exportadas 10.320 sacas da cultura, ou seja, 618,8 toneladas.

“Para nós, isso representa abertura de novos mercados, agregação de valor ao café e busca de remuneração justa”, afirmou o presidente da Cooabriel, Luiz Carlos Bastianello.

Os resultados foram possíveis a partir da estruturação de um departamento de exportação junto à gerência de mercados da cooperativa. “O nosso objetivo inicial era criar um departamento específico para a exportação dentro da cooperativa. Hoje já visamos a ampliação de mercados. Os resultados são muito bons”, afirmou o gerente corporativo de mercado da Cooabriel, Edimilson Calegari.

No plano de exportação direta de café, implementado há cerca de seis meses, a Cooabriel efetuou embarques de mais de 900 toneladas de café. Os destinos do produto são os mercados norte-americano e do Mercosul.

“Estamos em fase de prospecção e planejamos chegar a dois novos mercados: europeu e asiático. No ano passado participamos de três rodadas virtuais de negócios”, explicou a analista de mercado da Cooabriel, Renata Vaz.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade