Obra do Galpão das Paneleiras será inaugurada neste sábado (15)

Foto: Flávio Almeida

A área passará por uma revitalização, e contará com drenagem, pavimentação e seis locais para aplicação de tanino, que poderá ser reaproveitado

A área de queima do Galpão das Paneleiras será inaugurada neste sábado (15), em Goiabeiras. A partir de agora as profissionais contarão com um espaço diferenciado com um deque de madeira flutuante para ancoragem de barcos e ancoradouro.

Além de proporcionar mais conforto e segurança em seus trabalhos, as artesãs poderão interagir com os visitantes, que assistirão às confecções das tradicionais panelas de barro.

O galpão também terá uma área com drenagem, pavimentação e seis locais para aplicação de tanino, que poderá ser reaproveitado. A rua também foi pavimentada e ganhou calçadas acessíveis. O investimento nas obras foi de R$ 506 mil.

A ação é o resultado de uma medida compensatória junto à Secretaria de Desenvolvimento da Cidade (Sedec) e a Multivix, que realizou a urbanização do local.

Turismo

O galpão das paneleiras de Goiabeiras é um dos pontos turísticos mais famosos de Vitória. A técnica utilizada na produção de panelas de barro é de origem indígena, caracterizada por modelagem manual, queima a céu aberto e aplicação da tintura de tanino.

De acordo com o presidente da Companhia de Desenvolvimento, Inovação e Turismo de Vitória (CDV), Leonardo Krohling, é o segundo mais visitados e representa a história e a cultura da capital. Ele destacou a valorização da área de queima e do entorno.

“Com a urbanização do espaço e melhor infraestrutura, será possível oferecer maior conforto às paneleiras e também aos turistas. O deque de madeira para embarque e desembarque de visitantes vai transformar o lugar. Por ali será possível fazer de barco um belo passeio para a Ilha das Caieiras”, apontou.

 

Conteúdo Publicitário