O estado registrou um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) acima da média nacional
Por Pablo Lira
O Espírito Santo consolidou sua posição como um dos estados de maior destaque no cenário econômico brasileiro em 2024, ao registrar um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) acima da média nacional. No 1º semestre de 2024, enquanto o PIB do Brasil avançou 2,9% no acumulado do ano, o estado capixaba atingiu alta de 3,1%, conforme dados analisados pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e divulgados em parceria com o IBGE.
Além desse desempenho econômico, o Espírito Santo manteve uma taxa de desemprego baixa. No segundo trimestre de 2024, a taxa de desocupação estadual ficou em 4,5%, abaixo da média nacional de 6,9%, destacando-se como a menor da região Sudeste e uma das mais baixas do Brasil. Esse cenário coloca o estado próximo de Santa Catarina (3,2%), Rondônia (3,3%) e Mato Grosso (3,3%), que lideram com os menores níveis de desemprego no país.
O avanço econômico não apenas elevou os indicadores de produção, mas também refletiu no mercado de trabalho. A taxa de desemprego no ES alcançou o menor patamar desde o início da série histórica da PNADC/IBGE, em 2012.
A trajetória de recuperação e crescimento econômico também estimulou a formalização de vagas de emprego, um indicador fundamental para a redução da informalidade e para a melhoria da qualidade de vida da população.
Apesar dos números positivos, a trajetória de crescimento do Espírito Santo não está isenta de desafios. A baixa disponibilidade de mão de obra qualificada em alguns setores é um alerta para gestores públicos e privados. Nesse sentido, a integração entre governos, setor produtivo e entidades como o Sistema S será essencial para ampliar a oferta de capacitação e promover uma adaptação eficiente às demandas do mercado de trabalho.


Por outro lado, o cenário abre oportunidades para o estado consolidar-se como um polo econômico ainda mais relevante, reforçando sua capacidade de atrair novos investimentos e criar um ambiente favorável à inovação e ao empreendedorismo.
Segundo a Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o ES é o único estado da federação que possui nota máxima no equilíbrio das contas públicas desde 2012. Esse equilíbrio vem sendo utilizado nos últimos anos para possibilitar a realização do maior investimento em políticas públicas da história capixaba. Somente em 2023, o governo do estado investiu mais de R$ 4 bilhões em políticas de desenvolvimento econômico, infraestrutura, logística e prosperidade social.
Com esses e outros atributos, o estado conta com um ambiente propício para a atração de investimentos. De acordo com estudos do IJSN, estão previstos para acontecer no território capixaba cerca de R$ 98 bilhões em investimentos públicos e privados até 2028.
Com crescimento econômico e taxas de desemprego historicamente baixas, o Espírito Santo demonstra que é possível combinar expansão econômica com desenvolvimento e inclusão social, servindo como referência para os outros estados. O ES é o Brasil que dá certo, um porto seguro para investimentos e uma terra de oportunidades para os capixabas e aqueles que adotaram o estado no coração para viver e trabalhar.
Pablo Lira é doutor em Geografia, mestre em Arquitetura e Urbanismo (UFES), pesquisador do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e professor da Universidade Vila Velha (UVV)
*Artigo publicado originalmente na revista ES Brasil 225, de dezembro de 2024. Leia a edição completa da Retrospectiva 2024 aqui.