25.9 C
Vitória
sexta-feira, 3 maio, 2024

Atividade econômica do país registra queda de 0,77%

Essa retração veio após duas altas consecutivas em junho e julho frente a maio.

Por Cristiano Stefenoni

A atividade econômica do Brasil registrou uma queda de 0,77% em agosto em relação ao mês anterior, segundo dados divulgados pelo Banco Central, nesta sexta-feira (20). Essa retração veio após duas altas consecutivas em junho e julho frente a maio.

- Continua após a publicidade -

O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) avalia a evolução econômica do país e é um dos componentes utilizados pelo BC na hora de definir a taxa básica de juros, a Selic, atualmente em 12,75% ao ano. Apesar da queda, o IBC-Br registrou alta de 1,28% se comparado a agosto do ano passado e de 2,82%no acumulado nos últimos 12 meses.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também divulgou os números do Produto Interno Bruto (PIB), que registrou alta de 0,9% neste segundo trimestre de 2023 comparado ao do primeiro trimestre deste ano, e um crescimento de 3,4% em comparação ao mesmo período no ano passado, sendo 3,2% no acumulado de 12 meses.

Em resumo, quando há uma alta do PIB a tendência é que haja uma melhora na economia e um aumento no consumo. Já com o IBC-Br em queda, o BC entende que há um menor crescimento da economia, e com isso, uma menor pressão inflacionária o que, em tese, poderia influenciar na definição da taxa de juros Selic.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA