24.9 C
Vitória
sexta-feira, 26 abril, 2024

Novo código eleitoral: veja como votaram os capixabas

O texto-base foi aprovado por 378 votos favoráveis. Apenas dois capixabas votaram contrário. A votação do Novo Código Eleitoral termina na próxima semana

Por Josué de Oliveira

A Câmara dos deputados aprovou na noite da última quinta-feira o projeto de lei do novo Código Eleitoral. Os destaques, no entanto, serão apreciados na próxima semana.

- Continua após a publicidade -

O texto-base foi aprovado por 378 votos favoráveis e 80 contrários. Dos 10 deputados capixabas, apenas Da Vitória (Cidadania) e Felipe Rigoni (Sem Partido) votaram contra a medida.

“Enquanto o Congresso foca meramente em pleitos eleitorais, milhões de brasileiros estão sem emprego e muitos não tem sequer o que comer”, disse Rigoni.

Entre as principais mudanças do novo código eleitoral estão as medidas que proíbem a divulgação de pesquisas eleitorais na véspera e no dia do pleito.

Além disso, prevê a obrigação dos institutos de informar o percentual de acerto das pesquisas realizadas nas últimas cinco eleições.

O novo código estabelece ainda o limite de oito anos para perda dos direitos políticos com base na Lei da Ficha Limpa.

Segundo Da Vitória, o projeto como um todo traz mais retrocessos do que avanços e há uma dificuldade muito grande de manter as regras de uma eleição para outra.

“Isso confunde o eleitor. Outro ponto que me fez votar contra foi a quarentena que estava querendo ser imposta aos militares, que já tem várias normas restritivas a participar de eleições. Felizmente, com a articulação da frente da Segurança Pública, conseguimos retirar esse ponto do texto na votação dos destaques”.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA