23.8 C
Vitória
quinta-feira, 25 abril, 2024

Natal: Supermercados esperam aumento de 15% a mais nas vendas

No Espírito Santo, a expectativa é fechar o ano com até 4% a mais em vendas no acúmulo de 2021

Por Amanda Amaral

As festas de final de ano sempre são bem-vindas para o comércio, principalmente agora que a expectativa dos varejistas é grande por conta da diminuição das restrições sanitárias em razão da Covid-19.

- Continua após a publicidade -

A Associação Capixaba de Supermercados (Acaps) estima aumento nas vendas de até 15% a mais do que em 2020. Com relação ao faturamento, a avaliação é de cada supermercadista, segundo o superintendente da Acaps, Hélio Schneider.

“Cada supermercado faz sua avaliação, então é complicado comentar. Esperamos vender quase que a mesma coisa, mas quando tratamos de dinheiro, é previsto aumento de 10% a 15%, em razão também do valor dos produtos, que subiu muito”, comentou.

As perspectivas podem variar de estabelecimento para estabelecimento, mas segundo Hélio, esta é a avaliação geral da Acaps. No acumulado de 2021, a expectativa é fechar o ano com até 4% a mais em vendas do que em 2020.

“Em uma avaliação de todo o ano, a expectativa é que a gente feche com 3,5% ou 4% a mais que o ano passado”, disse.

Supermercados

Há estabelecimentos que esperam registrar até 20% de crescimento com relação a dezembro do ano passado. Esse é o caso do Supermercado Devens, que tem seis lojas, quatro em Aracruz e duas em Ibiraçu.

A expectativa é de que o crescimento seja de 15% a 20% em comparação ao mesmo período de 2020 e de até 30% se comparado a novembro deste ano. De acordo com o proprietário, João Carlos Devens, além das famílias poderem se reunir sem tantas restrições por conta do avanço da imunização, elas devem gastar mais do que o ano passado.

Vendas online

No Supermercado Calvi, que tem unidades em Cariacica e em Vila Velha, o e-commerce será um grande aliado nas vendas. O diretor Waldês Calvi acredita que as compras on-line irão facilitar a vida do consumidor, trazendo mais praticidade, e impulsionando as vendas do estabelecimento.

Ele também está positivo com relação às vendas no mês de dezembro. Geralmente, nesse período, as vendas são de 25% a 30% maiores que os outros meses do ano. “Sem contar com a inflação, a expectativa é de que haja um crescimento de 2% a 3% nas vendas com relação a dezembro de 2020”, enfatizou o supermercadista.

Natal: Supermercados esperam aumento de 15% a mais nas vendas
Sobre faturamento, a avaliação é de cada supermercadista, disse o superintendente da Acaps, Hélio Schneider. Foto: Acaps/Divulgação

Outro com boas expectativas é o diretor do Supermercado Carone, William Carone Junior. “As pessoas estão saindo mais, então, vão acabar fazendo mais festa. A expectativa é que, com isso, o consumo aumente tanto para o Natal quanto para o Réveillon”, afirmou.

Apesar disso, William Junior salientou que a crise econômica atual pode dificultar um pouco as vendas do período. Mas, o estabelecimento tem se preparado com otimismo. Na rede, espera-se que tanto o e-commerce quanto as lojas físicas tenham boa adesão.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA