26 C
Vitória
terça-feira, 23 abril, 2024

Pequenos negócios geram quase 85% dos empregos em 2021

No Espírito Santo, foram criados 4.635 novos empregos pelas micro e pequenas empresas somente no mês de outubro

Por Amanda Amaral

No acumulado de janeiro até outubro, as micro e pequenas empresas (MPES) foram responsáveis pela geração de 40.358 novos postos de trabalho dos 47.572 criados em todo o Espírito Santo no mesmo período, o que representa 84,4%.

- Continua após a publicidade -

O levantamento é do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Pequenos negócios geram quase 85% dos empregos em 2021
O superintendente do Sebrae-ES, Pedro Rigo, analisou os dados. Foto: Ascom/Sebra-es

“O Espírito Santo, proporcionalmente, é o que estado que mais gera empregos no Sudeste. E isso é muito bom, porque o pequeno empreendedor sofreu muito na pandemia e o Sebrae se orgulha de poder contribuir com esta recuperação e fortalecimento do mercado”, comentou o superintendente do Sebrae-ES, Pedro Rigo.

Em razão do saldo positivo em outubro de 2021, com a criação de 4.635 empregos, as MPES foram responsáveis por todos os novos postos de trabalho este mês no Estado.

Isso porque em sua avaliação o Caged considera a diferença entre admissões e demissões, e as grandes empresas (−1.276) e a administração pública (−14), demitiram mais do que contrataram. Consequentemente, o Estado apresentou saldo de emprego de 3.427.

“Só as micro e pequenas empresas contribuíram este mês para o desempenho positivo do Espírito. Nós acompanhamos esta série há mais de 13 anos e é comum que ocorra esta situação”, explicou Rigo.

Setores

Os setores que mais geraram empregos foram o de serviços (2.019) e comércio (1.722), seguido pelas indústrias de construção (593) e transformação (318). A agricultura gerou 87 novos postos de trabalho em outubro.

 

Pequenos negócios geram quase 85% dos empregos em 2021
Só as micro e pequenas empresas contribuíram para o saldo positivo do Estado em outubro. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil 

Brasil

Com a abertura de 201,7 mil novos postos de trabalho, as micro e pequenas empresas foram as responsáveis por 79,7% das 253 mil vagas criadas no mês de outubro. Nos meses anteriores, esse percentual girava em torno de 70%.

Segundo o presidente do Sebrae, Carlos Melles, mesmo com a nova metodologia adotada pelo Caged, as micro e pequenas empresas (MPE) mantiveram o bom desempenho apresentado desde a retomada da geração de empregos no país.

“Mesmo com um quantitativo menor do que o observado nos últimos meses, devido à mudança de metodologia, os pequenos negócios são os que mais têm ajudado no aumento da criação dos novos postos de trabalho no país. São eles os grandes responsáveis pelo sustento de milhões de famílias brasileiras”, ressaltou Melles, em nota.

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA