22.6 C
Vitória
quinta-feira, 2 julho, 2020

Musical de São Paulo chegará a Vitória neste fim de semana

Leia Também

ES chega a 50 mil casos confirmados do novo coronavírus

Segundo o "painel Covid", até o momento, foram realizados 113.375 testes em todo o Estado.

Projeto prevê espaço para a imprensa capixaba na Ales

Na sala constará a atualização periódica e um banco de dados sobre as revistas e jornais dos municípios, antigos e atuais, além de fotos de momentos históricos e de profissionais da área de comunicação que prestaram relevantes serviços por meio do exercício de suas atividades. 

71% dos consumidores se sentem desconfortáveis em visitar locais públicos

Pesquisa divulgada pela empresa de consultoria Accenture mostra que grande parte dos entrevistados não se sente à vontade em frequentar shoppings, bares, eventos esportivos e shows pelos próximos dois meses.

Grandes clássicos apresentados no segundo concerto on-line da Osses

A exibição virtual, que faz parte do projeto “[email protected] Sinfônica In Live”, começará às 20 horas, nas mídias sociais do Projeto Casa Verde.

Simbolizando os vários ritos de passagem na vida de uma criança, “Festa” acompanha alguns aniversários da personagem Margarida

A Banda Mirim, de São Paulo, chega à Vitória para apresentar seu novo espetáculo, “Festa”, neste domingo (26), às 17 horas, no Centro Cultural Sesc Glória, como destaque da programação do Aldeia Sesc de Artes.

A história acompanha alguns aniversários da personagem Margarida, que durante a festa cresce, vira adolescente, adulta e depois uma velhinha. A sequência de aniversários pretende celebrar com a plateia os impactos, as aventuras, as alegrias e as transformações da passagem do tempo, atingindo assim não só o público infantil, mas todas as idades.

“Nosso desafio foi criar um espetáculo acessível e inusitado, sem palavras, buscando formas de expressividade no humor e no trabalho corporal, criando personagens bem delineados por uma dramaturgia interna, de emoções, gestos, ações e formas. As canções, compostas com o intuito de darem suporte a esta dramaturgia, surgem como elementos essenciais para o entendimento da trama”, explica o diretor Marcelo Romagnoli.

As 13 músicas, executadas ao vivo, alternam composições inéditas, originais e músicas de espetáculos anteriores do grupo e assumem a função de narrar a história, mostrando que a infância nunca nos abandona, não interessa a idade. Os figurinos são cheios de detalhes e graça e junto com o grande bolo giratório do cenário, ajudam a marcar a passagem do tempo, criando simbologias eficientes que envolvem totalmente a plateia.

Comemorando a vida, o encontro e o tempo, a peça vai além do entretenimento, cativando crianças e acessando as memórias afetivas dos adultos de forma poética e lúdica, reforçando o papel essencial do teatro para a formação emocional do cidadão. O espetáculo tem luz e cenografia de Marisa Bentivegna, figurino de Fabio Namatame e em cena estão Claudia Missura, Alexandre Faria, Tata Fernandes, Simone Julian, Nina Blauth, Lelena Anhaia, Olívio Filho, Nô Stopa e Edu Mantovani.

Uma das cenas do espetáculo. – Foto: Georgia Branco

O rico universo de Festa será também apresentado com exclusividade para os alunos das escolas públicas de Vitória em sessão gratuita marcada para acontecer no dia 28 de maio, terça-feira, às 15 horas, também no Sesc Glória. O agendamento de escolas participantes poderá ser feito pelo e-mail [email protected]

Encontros e doações

A Banda Mirim não fica só no palco, vai realizar um encontro artístico com grupos de teatro, músicos, estudantes de artes cênicas e agentes locais dedicados às artes para crianças e jovens, também no Sesc Glória.

Além deste encontro para promover o intercâmbio, a reflexão e o pensamento crítico acerca da criação teatral para a infância e juventude no país, o grupo ministrará a oficina “Práticas Criativas da Banda Mirim” para arte-educadores, estudantes de artes cênicas, música, iniciados e interessados no universo pedagógico infantil, a fim de disseminar seus modos de criação teatral e musical desenvolvidas ao longo dos 15 anos de trajetória.

Outras ações do grupo são doação de CDs, livros e revistas da Banda Mirim às escolas públicas, instituições, associações comunitárias, grupos de teatro, artistas participantes dos encontros, músicos e entidades envolvidas nas cidades visitadas.

E tudo isso por conta do Programa Petrobras Distribuidora de Cultura, que é uma seleção pública com objetivo de contemplar projetos de circulação de espetáculos teatrais não inéditos, em parceria do Ministério da Cultura. No último edital foram investidos R$ 15 milhões e escolhidos 57 espetáculos, representantes de todas as regiões do país, com apresentações em todos os estados.

O grupo

Especialista em criar espetáculos que mesclam teatro, música e circo para crianças e jovens, a Banda Mirim completa 15 anos de trajetória em outubro deste ano e contabiliza cerca de 200 mil espectadores, quatro CDs, três livros, cinco DVDs, três especiais para televisão, duas revistas, uma série em jornal e algumas Mostras de Repertório.

Com destaque no cenário nacional com seus espetáculos para toda a família – além das atividades formativas e extensa produção de material artístico – seu repertório vivo conta com os musicais “Felizardo” (2004); “O Menino Teresa” (2007); “Sapecado” (2008); “Espoleta” (2010); “Rádio Show” (2011); “A Criança Mais Velha do Mundo” (2011), “O Fantasma do Som” (2013), “Festa” (2014) e “Buda” (2017).

Recebeu 28 importantes prêmios do setor, diversas indicações e foi contemplada em editais municipais, estaduais e federais, participando dos mais significativos Festivais e eventos culturais do Brasil com excelentes críticas em apresentações concorridas.

Ao completar 10 anos, foi eleita pela Associação Paulista de Críticos de Arte com o Grande Prêmio da Crítica – APCA 2014, conquistou o Prêmio Governador do Estado de São Paulo para a Cultura na Categoria Arte para Crianças e foi finalista ao 26º Prêmio da Música Brasileira com os CDs Primeira Cartilha e Segunda Cartilha.

 

Continua após a publicidade

ES Brasil Digital

esbrasil_177
Continua após publicidade

Fique por dentro

Hoje é o último dia para pedir o auxílio emergencial

Prazo para novos cadastros termina nesta quinta às 23h59. Saiba mais! Para quem ainda não se cadastrou a fim de receber o auxílio emergencial de R$...

Depois de dois meses em queda, produção industrial cresce 7% em maio

Alta é a maior desde junho de 2018 (12,9%), diz IBGE. Confira! A produção industrial brasileira avançou 7% na passagem de abril para maio deste...

Confiança do empresário sobe em junho pelo segundo mês, diz FGV

Índice atingiu 80,4 pontos em escala de zero a 200 pontos. Saiba mais! O Índice de Confiança Empresarial (ICE) medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV)...

Intenção de consumo das famílias tem maior queda em dez anos, diz CNC

Em comparação a junho do ano passado a queda é de 24,1%. Confira! A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), medida pela Confederação Nacional do...

Vida Capixaba

O clássico tricot retorna à moda com o inverno

Desde que caiu na graça das fashionistas, o tricot ganhou recortes e estampas mais atuais e se consolidou como a peça chave dos looks de inverno nos últimos anos.

Cinema drive-in será aberto a partir desta quinta (02), em Vitória

Tendência nos anos 1960, o Circuito Cine Drive-In, será realizado em um espaço montado no estacionamento da Faculdade Estácio de Sá, em Jardim Camburi, Vitória.

População poderá opinar sobre projeto arquitetônico em Vila Velha

Estão previstas a construção de um centro de apoio aos visitantes com lojas, sede administrativa, salão, banheiros, depósitos, playground, estacionamento, entre outras melhorias.

Raul Seixas será próxima atração do Diversão em Cena

O espetáculo “Raulzito Beleza: Raul Seixas para Crianças” será apresentado neste domingo (28), às 16 horas, nas mídias sociais do projeto.
Continua após publicidade