26 C
Vitória
quinta-feira, 11 agosto, 2022

Museu recebe exposição de mosaicos inspirados em Massena

esbrasil-exposicao-massenicas-homero-massena
Na técnica, o artista joga com luz e sombras, aproximando da paleta impressionista que marcam as obras de Homero, compreensível no “pontilhismo” inerente ao mosaico - Foto: Divulgação/Prefeitura

Na técnica, o artista joga com luz e sombras, aproximando da paleta impressionista que marcam as obras de Homero Massena 

Por Wesley Ribeiro 

A partir desta segunda-feira, 27 de junho de 2022, o Museu Atelier Homero Massena recebe a exposição Massenicas, do artista e mosaicista Celso Adolfo. Até o dia 15 de agosto, a exposição vai apresentar ao público obras feitas pelo artista nos últimos dois anos.

“Foi um recolhimento no que gosto de fazer, o mosaico, com as formas e cores que habitam meu imaginário. A minha obra predileta de Massena é “As Rosas Amarelas”, que a pintou se inspirando na sua querida esposa, Edy”, explica Adolfo.

Na técnica, o artista joga com luz e sombras, aproximando da paleta impressionista que marcam as obras de Homero, compreensível no “pontilhismo” inerente ao mosaico. São referências de um céu azul e da mata multicolorida, cenário nativo da Prainha.

O museu

Após restauração, o museu foi reaberto ao público em fevereiro de 2022. O trabalho contemplou as pinturas internas e externas, com tinta que remete às cores originais, além do acervo de móveis e utensílios – óculos, pincéis, inúmeras cartas, livros, diplomas e camas.

De acordo com o secretário de Turismo, Esporte e Cultura, Paulo Renato Fonseca Junior, “o serviço consistiu na reforma e conservação de todas as paredes, portas e janelas, construção de um anexo para área administrativa e toaletes com acessibilidade, reforma do telhado, impermeabilização da área externa com calçada e conservação, entre outras melhorias”.

O museu era a residência de um dos grandes ícones da pintura nacional. “Ainda foram restauradas pinturas nas paredes, do próprio Homero Massena, além da descoberta de outras obras. O público vai se deparar com surpresas, como algumas pinturas que, até então, estavam encobertas. Foi um trabalho delicado e complexo, realizado por profissionais extremamente qualificados”, informou o subsecretário de Cultura, Manoel Goes.

Massenicas – Exposição de mosaicos

Onde: Museu Atelier Homero Massena
Endereço: Rua Antônio Ferreira Queiroz, 281, Prainha, Vila Velha
Quando: 27/06/2022 a 15/08/2022
Abertura: 14h
Funcionamento do museu: terça a sábado, das 10 às 16h
Entrada: gratuita

Com informações da Prefeitura Municipal de Vila Velha. 

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Entre para nosso grupo do Telegram

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade