22.1 C
Vitória
quarta-feira, 6 julho, 2022

Começam obras da construção do Mirante da Ciclovia da Vida

esbrasil-obras-mirante-terceira-ponte-ciclovia-vida
Próximo ao vão central da ponte, a estrutura da ciclovia terá um alargamento chegando a seis metros e funcionará como uma espécie de mirante - Foto: Semobi/Divulgação

O mirante terá a largura de seis metros e funcionará como atrativo turístico para quem fizer a travessia da Ciclovia da Vida

Por Wesley Ribeiro 

As obras de ampliação da Terceira Ponte e Ciclovia da Vida alcançaram mais um marco importante nesta semana. As vigas que fazem parte do mirante começaram a ser fixadas ao vão Central da Ponte. A maior delas, com 11 metros foi fixada na noite da última terça-feira, 14 de junho de 2022.

Segundo a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura do Estado (Semobi), o mirante no vão central da ponte terá a largura de seis metros. A medida corresponde ao dobro da largura da ciclovia, nos dois sentidos, funcionando como atrativo turístico para quem fizer a travessia da Ciclovia da Vida.

O projeto da ciclovia e ampliação da Terceira Ponte está sendo executado pelo Governo do Estado. O Consórcio Ferreira Guedes Metalvix é responsável pelas obras, contratadas pelo valor de R$ 127 milhões. O prazo para conclusão é maio de 2023.

O anteprojeto da ciclovia propõe uma estrutura metálica que será anexada nas laterais da ponte para a passagem de ciclistas e, ao mesmo tempo, fazendo a barreira de proteção ao suicídio.

esbrasil-mirante-ciclovia-vida
Perspectiva do Mirante da Ciclovia da Vida – Foto: Semobi

Além disso, a capacidade de trânsito da ponte será aumentada em torno de 40%, com a criação de duas novas faixas. Desse modo, a ponte passará a contar com três faixas em cada sentido.

De acordo com a Semobi, para a inclusão das novas faixas, as pistas existentes ficarão mais estreitas e as proteções central e laterais também serão estreitadas. As pistas laterais serão de uso exclusivo de transporte coletivo e passarão a ter 3,10 metros cada.

Já as pistas no meio serão para automóveis e terão 2,80 metros cada. A simulação do projeto mostrou eficiência e melhoria do trânsito em todos os horários.

A instalação de uma barreira de proteção na Terceira Ponte vem sendo debatida e reivindicada pela sociedade capixaba, sobretudo nos últimos anos. Outra reivindicação antiga era a inclusão de uma ciclovia para que a travessia entre os municípios de Vitória e Vila Velha também pudesse ser realizada por ciclistas.

A estrutura que será anexada à ponte nos dois sentidos como forma de impedir o suicídio, contará com uma grade antiescalada para a proteção, com altura de três metros e uma pista de ciclovia unidirecional, com pavimento asfáltico de três metros de largura.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Continua após publicidade

Fique por dentro

Vida Capixaba

Continua após publicidade