24.9 C
Vitória
segunda-feira, 6 maio, 2024

Ales discute obrigatoriedade na divulgação do CVV

CVV atua no suporte emocional e prevenção ao suicídio; PL prevê fixação de cartazes em estabelecimentos

Por Redação

Um Projeto de Lei em tramitação na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) quer ampliar mecanismos de prevenção ao suicídio. A medida, de autoria do deputado Sergio Meneguelli (Republicanos), obriga a divulgação do Centro de Valorização da Vida (CVV) em vários tipos de estabelecimentos.

- Continua após a publicidade -

O CVV é um serviço de apoio emocional e prevenção do suicídio, que atende de forma voluntária, gratuita e sob total sigilo. Funciona pelo Disque 188, e-mail e chat, todos os dias da semana e 24 horas por dia. O projeto que tramita na Assembleia Legislativa (Ales) prevê a divulgação do serviço por meio de placa afixada em local visível.

A obrigação engloba estabelecimentos de hospedagem, como hotéis, motéis, pensões e pousadas; bares, restaurantes, lanchonetes e similares; casas noturnas; clubes e associações recreativas ou desportivas, que promovam eventos com entrada paga; agências de viagens e terminais de transporte.

Também deverão afixar as placas, caso a proposta vire lei, salões de beleza e academias; postos de serviço de autoatendimento e abastecimento de veículos; casas legislativas, fóruns judiciários, palácios e prefeituras executivas; lojas de armas de fogo, explosivos, fogos de artifício; drogarias; pontes de grande circulação de tráfego e veículos de transporte público. Além disso, o aviso deve constar em pontes e logradouros que possuam letreiros luminosos.

O descumprimento sujeitará os estabelecimentos a advertência e multa e os valores arrecadados serão aplicados em programas de prevenção do suicídio. O projeto não define o valor da penalidade.

O deputado Sergio Meneguelli, em sua justificativa, cita dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), que estima que, a cada ano, mais de 700 mil pessoas morrem por suicídio. No Brasil, foram 112 mil mortes, entre 2010 e 2019, de acordo com o texto apresentado pelo deputado.

O projeto de lei será analisado pelas comissões de Justiça, Saúde e Finanças, antes de ir à votação em plenário.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 220

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA