28.3 C
Vitória
terça-feira, 10 DE dezembro DE 2024

MPE pede cassação de prefeito e vice eleitos em Santa Maria de Jetibá

Ação ajuizada pelo MPE aponta irregularidade de prefeito e vice eleitos na véspera da disputa eleitoral em Santa Maria de Jetibá

Por Robson Maia

O Ministério Público Eleitoral (MPE) ajuizou uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) em face do prefeito e do vice-prefeito eleitos do município de Santa Maria de Jetibá, Ronan da Fisioterapia e Rafael Pimentel (ambos do PL). A denúncia, ajuizada pelo Promotor Eleitoral Jefferson Valente Muniz, requer cassação dos registros de candidatura de ambos e já foi aceita pela Justiça.

O MPE requer, também, que o prefeito e o vice-prefeito eleitos fiquem inelegíveis por oito anos e que sejam realizadas novas eleições em Santa Maria de Jetibá. A AIJE sustenta que ambos cometeram abuso de poder econômico e uso indevido de veículos de comunicação durante as eleições.

Conforme os autos, uma pesquisa eleitoral falsa foi divulgada no dia das eleições, 6 de outubro, em grupos de WhatsApp. A pesquisa não estava registrada na Justiça Eleitoral.

- Publicidade -

Na fraude, foi usado um vídeo com uma consulta de intenções de voto realizada na Grande Vitória, com dados da eleição em Santa Maria de Jetibá. Assim, para o MPE, a falsa consulta induziu os eleitores a acreditarem que o candidato estava liderando a disputa com ampla vantagem.

LEIA MAIS
barroso_câmaras_pm_sp Barroso determina uso obrigatório de câmeras pela PM de SP - 'Há falhas reiteradas no uso das câmeras em operações e descumprimento dos protocolos de acionamento dos dispositivos', justificou o ministro na decisão
governo_decreto_estatais Governo Lula anuncia mudanças sobre governança de estatais - A ministra Esther Dweck afirmou três decretos envolvendo mudanças na governança das estatais foram assinados nesta segunda (9)

Para a Promotoria Eleitoral, esse fato influenciou o resultado da votação, resultando na vitória do prefeito eleito por uma diferença de apenas 63 votos para o segundo colocado, Hans Dettmann, do Republicanos.

Prefeito eleito se manifestou por meio de nota

Em nota oficial enviada aos veículos de imprensa, o prefeito e vice eleitos se manifestaram sobre o caso. Confira na íntegra:

“No domingo pela manhã, dia do pleito, recebi via grupo de WhatsApp um print de uma suposta pesquisa eleitoral. De imediato, orientei que ninguém repassasse tal material e entrei em contato diretamente com o Promotor de Justiça. esclarecendo que não tive absolutamente nenhum envolvimento com a referida pesquisa e segui à risca as orientações que ele passou.

Prontamente, por orientação do Promotor de Justiça, publiquei imediatamente em minhas redes sociais e grupos de Whatsapp, uma nota oficial informando que não tive participação alguma na contratação, elaboração ou divulgação dessa pesquisa, alertando ainda sobre as consequências da divulgação. Não descansarei até que a verdade prevaleça.

Tomei conhecimento do processo judicial através da reportagem e reafirmo meu total interesse na apuração rigorosa dos fatos, pois sou inocente das acusações que estão sendo feitas Reafirmo também que o processo eleitoral é soberano e que o resultado nas urnas foi conquistado com muito suor e o apoio dos eleitores de Santa Maria de Jetibá.

Estou à disposição das autoridades e da Justiça para colaborar em tudo o que for necessário, sempre em respeito à transparência e à democracia”

 

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 224

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Publicidade -

Política e ECONOMIA