- Continua após a publicidade -
- Continua após a publicidade -

Apesar dos juros, construção capixaba mantém vitalidade

Apesar dos juros, construção capixaba mantém vitalidade

Na ES Construção, feira realizada pelo Sinduscon-ES com a participação de toda a cadeia do setor capixaba, ficou evidente a força na construção modular

Por Douglas Vaz

A indústria da construção civil é vista como o termômetro da economia. Em tempos difíceis, o setor é o primeiro a ser impactado. E se a economia vai bem, a construção responde rapidamente, com desenvolvimento, emprego e renda.

E a temperatura do termômetro oscilou. Se em 2024 o Produto Interno Bruto (PIB) do setor apresentou um crescimento de 4,1% no Brasil, o mesmo não ocorreu neste ano de 2025. Projeções iniciais apontavam para 3%, mas foram revisadas para baixo ao longo do ano, indicando um fechamento em 2,3%.

- Continua após a publicidade -

Apesar do arrefecimento, o cenário indica resiliência e vitalidade do mercado. A retomada de obras do programa habitacional do governo federal, o Minha Casa Minha Vida, puxou esse crescimento.

No Espírito Santo, o cenário para a construção civil difere um pouco do nacional. Pela própria pujança do Estado, estamos acima da média do país. Isso pode ser constatado nos dados do 45º Censo Imobiliário feito pelo Sinduscon-ES, que revela um aumento no número de imóveis sendo construídos na Grande Vitória.

O levantamento, relativo ao primeiro semestre de 2025, mostrou que estão em construção 17.177 unidades, 15,40% a mais que o censo anterior, do segundo semestre de 2024, quando estavam em construção 14.885 unidades na Grande Vitória.

O número também é o maior dos últimos 10 anos, um aumento de 4% em relação ao registrado no primeiro semestre de 2016, que apontava 16.493 unidades em construção.

- Continua após a publicidade -

Conteúdo em Alta

Saúde mental deixou de ser problema terceirizado
Quem somos
Construção civil do ES supera adversidades e cresce...
Carreira não é cargo, é construção
Empresários destacam a importância da ES Brasil para...
Startups capixabas ganham protagonismo no ESX 2026
Maior moqueca do mundo é atração de festival...
Vila Rubim: tradição e sabores no coração de...
Montanhas Capixabas ganham projetos de luxo e design...
Logística no ES: confira impacto de mapa inédito...

Vale lembrar que, embora a atividade construtiva para oferta imobiliária, medida por quantidade de unidades em produção, esteja no maior patamar dos últimos 10 anos, ainda assim é cerca da metade da máxima histórica de 2012, que chegou a 36.461.

O segmento médio e alto padrão concentra o maior número de unidades sendo construídas, são 10.011 residenciais e no econômico (Minha Casa Minha Vida) são 6.732. A valorização também segue ascendente. Mas fatores como aumento da taxa de juros, burocracia e mão de obra seguem sendo desafios para a construção civil, com alerta para uma possível desaceleração mais acentuada a partir de 2026, se a conjuntura não melhorar.

A incorporação de tecnologias avançadas e práticas sustentáveis são fatores cruciais para manter o ritmo de crescimento e aumentar a competitividade do setor. Por conta disso, em março de 2025, o Sinduscon-ES promoveu uma missão técnica à China, que contou com visitas técnicas a obras industriais e imobiliárias.

Tivemos oportunidade de conhecer de perto complexos industriais, parques tecnológicos e empreendimentos emblemáticos de Shanghai, permitindo uma imersão profunda no ecossistema de inovação da construção civil chinesa.

- Continua após a publicidade -

Por aqui, seguimos presenciando a construção modular conquistar cada vez mais espaço na construção civil, impulsionada pela busca por eficiência, sustentabilidade e rapidez.

Esse método utiliza módulos pré-fabricados que são transportados e montados no local, reduzindo o tempo da obra e os custos.

Na ES Construção, feira realizada pelo Sinduscon-ES com a participação de toda a cadeia do setor capixaba, ficou evidente a força na construção modular, com estandes apresentando o processo construtivo cada vez mais industrializado. A feira, aliás, vem justamente para mostrar as oportunidades que o Espírito Santo tem, e a capacidade produtiva das nossas indústrias, reforçando a sustentabilidade e as novas tecnologias.

Douglas Vaz é presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Espírito Santo (Sinduscon-ES)

Esse artigo é uma republicação da Edição 231 da Revista ES Brasil – Retrospectiva 2025 – Leia aqui

Leia Mais

Licença-paternidade ampliada sob a ótica do Direito Familiar
Estrelas do futebol homenageiam ex-jogador Geovani Silva
Ageu Ramos compartilha seu aprendizado na construção civil
Ordem de serviço para construção da Cidade do...
Sexta-feira (29) de tempo firme no ES; veja...
ES tem menor número de homicídios em 30...
Feira dos Municípios 2026: Tradição e sabor em...
Móveis planejados otimizam o uso de espaços compactos
Indústria: investimento de R$ 8 milhões no ES...
Direito à informação garante autonomia na saúde da...
- Continua após a publicidade -

Mais Artigos

Continua após publicidade

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade
- Publicidade -

Vida Capixaba