21 C
Vitória
segunda-feira, 22 DE julho DE 2024

Morre Luiza Trajano Donato, aos 97 anos

Fundadora do Magazine Luiza, ela era tia da atual presidente do grupo.

Por Gustavo Costa

O varejo nacional começou a semana com uma importante perda. Faleceu nesta segunda-feira (12) Luiza Trajano Donato, fundadora do Grupo Magazine Luiza. Ela tinha 97 anos e morreu de causas naturais, em Franca, São Paulo.

- Continua após a publicidade -

Tia da empresária Luiza Helena Trajano, atual presidente do conselho administrativo da grupo, Donato iniciou a trajetória de uma das marcas varejistas mais valiosas do país.

Nascida em 1926 em Cristais Paulista, Luiza Trajano Donato aprendeu desde cedo como funcionava o comércio, por conta da atividade dos pais. Muitos anos depois, em 1957, se casou com Pelegrino José Donato e com ele investiu economias de anos de trabalho no varejo para montar seu tão sonhado negócio.

O casal adquiriu a loja de presentes “A Cristaleira” e após a realização de um concurso cultural, foi estabelecido o nome definitivo da empresa que não parou de crescer nas décadas seguintes.

Como não teve filhos, Donato passou, em 1990, o comando da empresa para a sua sobrinha, também Luiza, e que alavancou o Magazine Luiza, abriu lojas em todo o país e consolidou o grupo como um dos mais fortes do setor. No período pré-pandemia, o “Magalu” era inclusive aposta certa no Ibovespa, tendo um dos maiores crescimentos já visto no mercado de ações brasileiro.

O velório está sendo realizado ainda na parte da manhã, e o enterro está marcado para as 16h, no Cemitério da Saudade, também em Franca.

Demonstrando o luto por sua fundadora, todas as lojas do Magazine Luiza na cidade de Franca ficaram fechadas nesta segunda-feira.

 

 

 

 

 

 

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Matérias relacionadas

Continua após a publicidade

EDIÇÃO DIGITAL

Edição 222

RÁDIO ES BRASIL

Continua após publicidade

Vida Capixaba

- Continua após a publicidade -

Política e ECONOMIA