Conclusão da etapa de retrofit do projeto de modernização do TVV – Terminal de Vila Velha pela Log-In faz parte dos investimentos previstos no contrato de arrendamento portuário
Por Redação
Com a renovação do contrato de arrendamento do Terminal de Vila Velha (TVV), a Log-In reforçou seu compromisso em realizar investimentos para modernizar e adequar o terminal, visando receber navios de maior porte e aumentar a eficiência operacional. Uma das principais iniciativas destacadas no cronograma de investimentos apresentado foi o retrofit nos equipamentos STSs, conhecidos como P01, P02 e P03.
Essa etapa incluiu a modernização tecnológica dos sistemas de automação, uma reforma estrutural completa e a atualização dos seus principais sistemas mecânicos. Os principais objetivos dessa iniciativa são garantir a segurança, aumentar a eficiência e assegurar a continuidade operacional, seguindo padrões globais.
Alguns desafios, como as aprovações dos órgãos reguladores e as intervenções simultâneas às operações em andamento do terminal, exigiram um rigoroso alinhamento com as rotinas de navegação dos armadores e uma integração eficiente com as demais áreas operacionais do terminal.
O projeto foi conduzido pela equipe de Engenharia de Manutenção do TVV, que desempenhou um papel central em todas as fases de execução.
Desde 2021, a Log-In, por meio de sua subsidiária TVV, tem investido na modernização dos equipamentos e sistemas do terminal, com um aporte total de R$ 180 milhões até o momento.
“A conclusão do retrofit restaurou a plena disponibilidade dos ativos destinados à movimentação de carga no costado do Terminal e aproxima o cronograma de investimentos previsto para a prorrogação do contrato de arrendamento portuário da TVV — atualmente vigente até 2048 — de sua conclusão”, afirmou a companhia, destacando que esse esforço foi fundamental para elevar a capacidade, produtividade e eficiência nas operações de contêineres e carga geral.
A modernização dos guindastes envolveu a automatização, melhorias estruturais e atualizações dos sistemas mecânicos.
“Com a conclusão desse importante marco, o TVV está pronto para oferecer um serviço ainda mais seguro e eficiente, viabilizando a movimentação das cargas e projetos, trazendo benefícios à comunidade capixaba e aos seus parceiros.”, destacou Gustavo Paixão, diretor de Terminais da Log-In.